Pensamento algébrico e materiais manipuláveis: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental
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RESUMO: Para desenvolver o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental pode-se propor tarefas com a identificação de padrões e regularidades, de modo a promover generalizações. Este artigo busca investigar como promover o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso de materiais didáticos manipuláveis por meio de uma sequência didática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Participaram da pesquisa 19 alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de um município localizado no sul do estado do Espírito Santo. Foi possível identificar a construção e a compreensão dos conceitos de sequência e padrão, proporcionando aos participantes a generalização da sequência da tarefa proposta.
ABSTRACT: To develop algebraic thinking in the early years of elementary education, tasks involving the identification of patterns and regularities can be proposed to promote generalizations. This article seeks to investigate how to promote the development of algebraic thinking in students in the early years of elementary education through the use of manipulative teaching materials within a didactic sequence. It is a qualitative study of the pedagogical intervention type. Nineteen second-grade students from a municipal school in a municipality located in the southern state of Espírito Santo participated in the research. It was possible to identify the construction and understanding of the concepts of sequence and pattern, enabling participants to generalize the proposed task sequence.
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