Uma proposta de Ensino de História Local para o Município de Pancas - ES: a cultura pomerana no ensino fundamental I

Strelhow, Bárbara (2023-01-09)

tcc

Pancas é um município do estado do Espírito Santo repleto de riquezas históricas e culturais. Nesta pesquisa, o foco será o ensino de história conectado à história local de uma comunidade pomerana em Pancas. Os alunos dessa comunidade são descendentes de pomeranos, que se estabeleceram em alguns municípios e pequenas propriedades no estado do Espírito Santo. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um material didático que auxilie alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de história local em uma comunidade pomerana no município de Pancas. Considerando que as escolas com descendentes pomeranos têm suas singularidades, no decorrer da pesquisa enfatizamos o trabalho com a consciência histórica e história local, que busca proporcionar aos educandos a oportunidade de explorar suas memórias e olhares sobre o passado de modo a permitir a construção de sua identidade. Para realização do trabalho, foi feito um levantamento bibliográfico para entender a chegada dos pomeranos no estado do Espírito Santo, sobretudo, no município de Pancas. Foram analisadas pesquisas sobre o tema para o desenvolvimento do material didático junto a alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I. Utilizamos da pesquisa participante, por meio da qual dialogamos com docentes do município para a elaboração do material didático que contemple a história da cultura pomerana focando no trabalho da história local a partir de atividades para o ensino-aprendizagem dos alunos, bem como, a participação destes docentes na validação do material didático. A partir dos resultados, consideramos a importância da construção do material didático para fortalecer os conhecimentos dos educandos sobre a história e a cultura pomerana de Pancas para que essa história fique marcada na memória e assim, permitir a construção de sua identidade. Acreditamos que o material didático produzido abrange a riqueza histórica que Pancas possui, e pode contribuir no trabalho com os docentes.

Pancas is a municipality in the state of Espírito Santo full of historical and cultural riches. In this research, the focus will be on teaching history connected to the local history of a Pomeranian community in Pancas. The students in this community are descendants of Pomeranians, who settled in some municipalities and small properties in the state of Espírito Santo. The objective of this research is to develop teaching material that helps students in the early years of Elementary School to teach local history in a Pomeranian community in the municipality of Pancas. Considering that schools with Pomeranian descendants have their singularities, during the research we emphasize the work with historical awareness and local history, which seeks to provide students with the opportunity to explore their memories and perspectives on the past in order to allow the construction of their identity. To carry out the work, a bibliographic survey was carried out to understand the arrival of Pomeranians in the state of Espírito Santo, especially in the municipality of Pancas. Research on the topic was analyzed for the development of teaching material with students in the 3rd year of Elementary School I. We used participant research, through which we dialogued with teachers from the municipality to prepare teaching material that covers the history of culture pomerana focusing on local history work based on teaching-learning activities for students, as well as the participation of these teachers in validating the teaching material. Based on the results, we consider the importance of constructing teaching material to strengthen students' knowledge about the history and Pomeranian culture of Pancas so that this history remains marked in their memory and thus allows the construction of their identity. We believe that the teaching material produced covers the historical richness that Pancas has, and can contribute to the work with teachers.


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