Show simple item record

Automedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médio

dc.contributor.advisorVictor, Raquel Pellanda Dardengo
dc.contributor.authorSimmer, Ana Paula
dc.date.accessioned2024-01-12T10:45:09Z
dc.date.available2024-01-12T10:45:09Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSIMMER, Ana Paula. Automedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médio.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4221
dc.description.abstractA disciplina de Química é considerada uma das mais complexas pelos alunos do ensino médio, o que resulta em um menor interesse pela matéria. Entre as dificuldades presentes no ensino de Química, destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos e o uso de metodologias tradicionais para abordar conceitos abstratos e complexos. Uma alternativa de contornar essa situação é a utilização de recursos educacionais que proporcionem uma aprendizagem significativa e estimulem os alunos a aprender Química. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a influência do uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino e na aprendizagem de Química para mediar saberes envolvendo a temática da automedicação. A HQ elaborada busca facilitar a compreensão de conceitos científicos, abordando tópicos relacionados à utilização da cromatografia em camada delgada para análises de analgésicos comumente utilizados no dia a dia. O processo de criação do material envolveu sete etapas principais: definição do público-alvo, pesquisa experimental, elaboração da sinopse, criação de personagens, redação do roteiro, diagramação e validação. A validação foi realizada por meio da aplicação on-line de dois questionários distintos, destinados a professores de Química e alunos do ensino médio. Ambos foram divididos em três seções: I. estrutura e organização; II. conteúdo e contextualidade; e III. observações, sugestões e críticas. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se observar que de forma geral, todas as respostas atribuídas por alunos e professores apresentaram grau 1 (concordo totalmente) e grau 2 (concordo) de concordância. Isso evidencia que a HQ desenvolvida se revela como uma ferramenta eficaz para auxiliar no ensino de Química.pt_BR
dc.format.extent81 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhopt_BR
dc.subjectCromatografiapt_BR
dc.subjectContextualidadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleAutomedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6454118575375047pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8089242333942449pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Química
dc.contributor.memberFeu, Karla Santos
dc.contributor.memberDaher, Cynthia Torres
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3526569042328021pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6874-7555pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record