dc.contributor.advisor | Victor, Raquel Pellanda Dardengo | |
dc.contributor.author | Simmer, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T10:45:09Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T10:45:09Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SIMMER, Ana Paula. Automedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médio. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4221 | |
dc.description.abstract | A disciplina de Química é considerada uma das mais complexas pelos alunos do ensino médio, o que resulta em um menor interesse pela matéria. Entre as dificuldades presentes no ensino de Química, destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos e o uso de metodologias tradicionais para abordar conceitos abstratos e complexos. Uma alternativa de contornar essa situação é a utilização de recursos educacionais que proporcionem uma aprendizagem significativa e estimulem os alunos a aprender Química. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a influência do uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino e na aprendizagem de Química para mediar saberes envolvendo a temática da automedicação. A HQ elaborada busca facilitar a compreensão de conceitos científicos, abordando tópicos relacionados à utilização da cromatografia em camada delgada para análises de analgésicos comumente utilizados no dia a dia. O processo de criação do material envolveu sete etapas principais: definição do público-alvo, pesquisa experimental, elaboração da sinopse, criação de personagens, redação do roteiro, diagramação e validação. A validação foi realizada por meio da aplicação on-line de dois questionários distintos, destinados a professores de Química e alunos do ensino médio. Ambos foram divididos em três seções: I. estrutura e organização; II. conteúdo e contextualidade; e III. observações, sugestões e críticas. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se observar que de forma geral, todas as respostas atribuídas por alunos e professores apresentaram grau 1 (concordo totalmente) e grau 2 (concordo) de concordância. Isso evidencia que a HQ desenvolvida se revela como uma ferramenta eficaz para auxiliar no ensino de Química. | pt_BR |
dc.format.extent | 81 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinho | pt_BR |
dc.subject | Cromatografia | pt_BR |
dc.subject | Contextualidade | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Automedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6454118575375047 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8089242333942449 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Feu, Karla Santos | |
dc.contributor.member | Daher, Cynthia Torres | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3526569042328021 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6874-7555 | pt_BR |
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