Automedicação e o ensino de Química: desenvolvimento de um material educacional para o ensino médio
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A disciplina de Química é considerada uma das mais complexas pelos alunos do ensino médio, o que resulta em um menor interesse pela matéria. Entre as dificuldades presentes no ensino de Química, destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos e o uso de metodologias tradicionais para abordar conceitos abstratos e complexos. Uma alternativa de contornar essa situação é a utilização de recursos educacionais que proporcionem uma aprendizagem significativa e estimulem os alunos a aprender Química. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a influência do uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino e na aprendizagem de Química para mediar saberes envolvendo a temática da automedicação. A HQ elaborada busca facilitar a compreensão de conceitos científicos, abordando tópicos relacionados à utilização da cromatografia em camada delgada para análises de analgésicos comumente utilizados no dia a dia. O processo de criação do material envolveu sete etapas principais: definição do público-alvo, pesquisa experimental, elaboração da sinopse, criação de personagens, redação do roteiro, diagramação e validação. A validação foi realizada por meio da aplicação on-line de dois questionários distintos, destinados a professores de Química e alunos do ensino médio. Ambos foram divididos em três seções: I. estrutura e organização; II. conteúdo e contextualidade; e III. observações, sugestões e críticas. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se observar que de forma geral, todas as respostas atribuídas por alunos e professores apresentaram grau 1 (concordo totalmente) e grau 2 (concordo) de concordância. Isso evidencia que a HQ desenvolvida se revela como uma ferramenta eficaz para auxiliar no ensino de Química.
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