dc.contributor.advisor | Avancini, Paulo Roberto | |
dc.contributor.author | Araujo, Kaio Andrade Camargo de Araujo | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T22:10:36Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T22:10:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Araujo, Kaio Andrade Camargo de. Proposta de redução de desperdício financeiro no processo de cobrança por meio da aplicação do Seis Sigma. 2023. 76 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4220 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O cenário de inadimplência no Brasil é uma preocupação para empresas prestadoras
de serviços, por conta disso é de extrema importância que os esforços de cobrança
sejam direcionados ao cliente correto, visando assertividade e recuperação. Para isso,
foi utilizado o método seis sigma, um programa que visa a melhoria dos processos
existentes, com a identificação de problemas, estudo das causas raízes e elaboração
de planos de controle. Esse trabalho é um estudo de caso de natureza quantitativa,
voltado para o setor de Arrecadação e Inadimplência da EDP Brasil, com o principal
objetivo de elaborar uma proposta para reduzir o desperdício de despesas
operacionais, devido ao envio de mensagens de texto a clientes com cadastro
incorreto. Para isso, foram utilizados conhecimentos à respeito do Método Seis Sigma,
DMAIC e outras ferramentas do Lean Seis Sigma extraídas de fontes bibliográficas
para nortear a pesquisa. Seguindo os passos da ferramenta, foi possível aplicar os
conceitos da metodologia proposta para percorrer todo o processo, compreender seu
estado atual, propor metas de melhoria, comprovar que o processo não estava sob
controle estatístico e não era capaz de atender as especificações desejadas, uma vez
que foram identificados índices de capacidade muito abaixo do desejado. As causas
fundamentais, como o recorrente envio sem sucesso para um mesmo cliente, foram
levantadas e para elas desenvolveram-se planos de ações a fim de melhorar o
indicador estudado, com o potencial de evitar que aproximadamente R$ 52 mil fossem
desperdiçados. Também foi idealizada uma metodologia de incremento de base
cadastral. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The scenario of nonpayment in Brazil is a concern for service companies, so it is
extremely important that charging efforts be directed to the correct customer, aiming
at assertiveness and recovery. To this end, the six-sigma method was used, a program
that aims to improve existing processes by identifying problems, studying root causes
and drawing up control plans. This work is a case study of a quantitative nature, aimed
at Collection and Delinquency sector of EDP Brazil with the main objective of drawing
up a proposal to reduce the waste of operating expenses due to sending text messages
to customers with incorrect records. To do this, knowledge about the Six Sigma
Method, DMAIC and other Lean Six Sigma tools from bibliographic sources was used
to guide the research. Following the tool steps, it was possible to apply the concepts
of the proposed methodology to go through the entire process, understand its current
state, propose targets for improvement, prove that the process was not under statistical
control and was unable to meet the desired specifications, since capacity indices were
identified that were much lower than desired. The fundamental causes, such as
recurring unsuccessful shipments to the same customer, were identified and action
plans were developed to improve the indicator studied, with the potential to prevent
approximately R$ 52,000 being wasted. A methodology for increasing the database
was also devised. | pt_BR |
dc.format.extent | 76 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Lean Seis Sigma | pt_BR |
dc.subject | Controle estatístico de processo | pt_BR |
dc.subject | DMAIC | pt_BR |
dc.subject | Carta de controle | pt_BR |
dc.subject | Cobrança | pt_BR |
dc.title | Proposta de redução de desperdício financeiro no processo de cobrança por meio da aplicação do Seis Sigma | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1315399819426887 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Engenharia de Produção | |
dc.contributor.member | Moraes, Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de | |
dc.contributor.member | Amorim, Vitor Dos Santos | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5521324239743402 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8814793064448628 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3658-4960 | pt_BR |
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