OS MEIOS DE PAGAMENTOS DIGITAIS: uma análise dos obstáculos enfrentados por comerciantes de Nova Belém - MG
tcc
O presente trabalho buscou analisar os desafios enfrentados pelos comerciantes da cidade de Nova Belém, em Minas Gerais, ao adotarem meios de pagamentos digitais, bem como investigar as motivações para essa adoção. A pesquisa é exploratória e fundamentou-se em ferramentas qualitativas, empregando questionário semiestruturado e entrevista narrativa, contemplando diversos aspectos relacionados ao perfil dos comerciantes, segmento dos estabelecimentos, adoção de meios de pagamentos digitais, vantagens e desvantagens percebidas, além do impacto na gestão e nas estratégias de vendas. A análise revelou que a maioria dos estabelecimentos possui mais de 12 anos de atuação no mercado, sugerindo uma presença consolidada e experiência no setor. Quanto ao cargo ocupado pelos entrevistados vemos que todos são os proprietários dos estabelecimentos, e sete não possui funcionários. A análise dos meios de pagamentos digitais adotados pelos comerciantes apontou o Pix como o principal meio utilizado por todos os estabelecimentos pesquisados. O cartão de débito e crédito também é amplamente adotado, especialmente após a pandemia. A pesquisa indicou que a principal motivação para a adoção desses meios foi a demanda dos clientes, seguida pela facilidade oferecida por essas ferramentas. Diante das análises foi possível concluir que a pandemia não foi a principal motivação direta a influenciar a adoção dos pagamentos móveis em grande parte dos estabelecimentos. Com relação aos obstáculos enfrentados na adoção dos mesmos, observamos que houve baixa percepção de dificuldades relacionadas a implantação dos mesmos.
The present study sought to understand the challenges faced by merchants in the city of Nova Belém, in Minas Gerais, when adopting digital payment methods, as well as to investigate the motivations for this adoption. The research is exploratory and was based on qualitative tools, using a semi-structured questionnaire and narrative interview, covering several aspects related to the profile of merchants, segment of establishments, adoption of digital payment methods, perceived advantages and disadvantages, in addition to the impact on management and sales strategies. The analysis revealed that most establishments have more than 12 years of experience in the market, suggesting a consolidated presence and experience in the sector. As for the position occupied by the interviewees, we see that all of them are the owners of the establishments, and seven have no employees. The analysis of the digital payment methods adopted by merchants pointed to Pix as the main means used by all the establishments surveyed. The debit and credit card is also widely adopted, especially after the pandemic. The survey indicated that the primary motivation for the adoption of these mediums was customer demand, followed by the ease offered by these tools. Based on the analyses, it was possible to conclude that the pandemic was not the main direct motivation to influence the adoption of mobile payments in most establishments. Regarding the obstacles faced in their adoption, we observed that there was a low perception of difficulties related to their implementation.
Redes Sociais