Fortalecimento do comércio local : uma análise do varejo no município de Água Doce do Norte durante e após a pandemia da COVID-19
tcc
O mundo passou por uma pandemia global, no qual atingiu a economia e trouxe inúmeros desafios para a população. O varejo foi fortemente impactado, tanto nos grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades, alterando a forma de trabalho e o modo de consumo. Nesse contexto, uma nova era se iniciou, exigindo dos varejistas uma posição quanto ao desenvolvimento e inovação das empresas desse setor. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o varejo do município de Água Doce do Norte no contexto da pandemia, buscando compreender quais foram as adaptações e estratégias adotadas durante a crise e como tem sido a realidade do comércio atualmente. Desse modo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos como bibliográfica e pesquisa de campo, e quanti-qualitativa quanto a abordagem metodológica de pesquisa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada que foi aplicada a alguns comerciantes do Município de Água Doce do Norte, totalizando uma amostra de 39 entrevistados. A pesquisa realizada com os comerciantes varejistas do município apontou que 92,3% dos entrevistados afirmaram ter adotado alguma estratégia para manter o funcionamento do estabelecimento de forma também a enfrentar os desafios vivenciados no período. A partir disso, verificou-se que as adaptações trouxeram resultados positivos, de tal modo, que continuam sendo usadas nessas empresas, porquanto, foi percebido por eles que houve mudanças significativas no meio comercial, surgindo a necessidade de investirem fortemente no meio digital e também em serviços de entrega, pois, a bastante demanda tendo em vista que os consumidores já se adaptaram a essa nova realidade. Dessarte, constatou-se que o advento da pandemia, apesar de ter trazido inúmeros prejuízos e perdas ao redor do mundo, provocando o fechamento de várias empresas, também foi um fator que alavancou o desenvolvimento do comércio em uma cidade tão pequena quanto Água Doce do Norte.
The world went through a global pandemic, which hit the economy and brought countless challenges to the population. Retail was strongly impacted, both in large urban centers and in small cities, changing the way of working and the way of consumption. In this context, a new era begins, demanding a position from retailers regarding the development and innovation of companies in this sector. Given this, the present work aims to analyze retail in the municipality of Água Doce do Norte in the context of the pandemic, seeking to understand what adaptations and strategies were adopted during the crisis and what the reality of commerce has been like today. Thus, this research is characterized as descriptive in terms of objectives, in terms of procedures such as bibliographic and field research, and quantitative-qualitative in terms of the research methodological approach, using as a data collection instrument a semi-structured interview that was applied to some traders from the Municipality of Água Doce do Norte, totaling a sample of 39 interviewees. The survey carried out with retail traders in the city showed that 92.3% of those interviewed stated that they had adopted some strategy to maintain the operation of the establishment in order to face the challenges experienced during the period. From this, it was found that the adaptations brought positive results, such that they continue to be used in these companies, as they realized that there were significant changes in the commercial environment, resulting in the need to invest heavily in the digital environment and also in delivery services, therefore, there is a lot of demand considering that consumers have already adapted to this new reality. Therefore, it was found that the advent of the pandemic, despite having brought countless losses and losses around the world, causing the closure of several companies, was also a factor that boosted the development of commerce in a city as small as Água Doce do North.
Redes Sociais