PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO COMO INSTRUMENTO ORGANIZACIONAL: Um estudo na Estratégia Saúde Bucal de Barra de São Francisco - ES

Mota, Ersa Binas Coelho (2023)

tcc

Este trabalho aborda a carência de gerenciamento das rotinas diárias sob a perspectiva da padronização de processos na Estratégia de Saúde Bucal - ESB na cidade de Barra de São Francisco - ES. Apresentamos esta pesquisa depois de levantamento por não nos deparamos com registros formais dos Procedimentos Operacionais Padrão - POP e por não serem acessíveis aos colaboradores. Observamos que, para o gerenciamento eficaz das rotinas diárias, é necessário que os processos sejam apresentados a todos os colaboradores, pois os auxiliares de saúde bucal não conhecem o POP e não sabem a sua função. A padronização proporciona a otimização das atividades e facilidade para execução das tarefas, minimizando possíveis falhas. Para analisar as práticas de gestão de processos, na unidade de caráter público, alguns objetivos específicos foram propostos. Foi realizado o levantamento de informações relevantes, que envolveram: pesquisas bibliográficas; identificação das atividades desenvolvidas diariamente na unidade, através de observações in loco em ocasião de 04 de setembro de 2023 por um período estimado de 8 horas. Nesse levantamento, registramos as informações obtidas realizando uma coleta qualitativa sobre a limpeza e desinfecção do consultório odontológico. Esses dados serviram como base para propor o desenvolvimento de POP’s que poderão ser implementados posteriormente, documentados por escrito, com a coparticipação dos colaboradores da ESB.

This work addresses the lack of daily routine management from the perspective of process standardization in the Oral Health Strategy - OHS in the city of Barra de São Francisco/ES. We conducted this research due to the scarcity of formal records of Standard Operating Procedures - SOPs and because they are not accessible to the staff. We recorded that for effective management of daily routines, the processes must be presented to all staff, as dental health assistants are unfamiliar with the SOP and its function. Standardization provides optimization of activities and ease of task execution, minimizing potential errors. To analyze process management practices in the public unit, some specific objectives were proposed. Relevant information was collected, involving: literature reviews; identification of daily activities in the unit through on-site observations on September 4, 2023, for an estimated period of 8 hours. In this study, we documented the information obtained, including a qualitative data collection focusing on the cleaning and disinfection of dental office surfaces. Our data served as a basis for proposing the development of SOPs for potential implementation in the future. These proposed SOPs would be recorded in writing with the active involvement of OHS staff members.


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