UMA PROPOSTA DE USO DO ALGORITMO EGÍPCIO DE MULTIPLICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Figueiredo, Lara Machado (2022)

tcc

O presente trabalho tem como tema o uso de algoritmo histórico egípcio da multiplicação na aprendizagem da Matemática para o Ensino Fundamental. Busca-se explorar o uso do algoritmo de maneira a dialogar com as relações étnico-raciais, valorizando a cultura africana por meio de uma intervenção em sala de aula. Para fomentar o diálogo, foi proposto um plano de oficina e uma ficha de atividades relativos à multiplicação egípcia, resultantes de uma pesquisa bibliográfica em que se levantou dados sobre o tema e a legislação vigente. Além disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o intuito de avaliar e validar o material produzido por meio de um formulário online, obtendo 13 respostas de professores da Educação Básica e licenciandos. Como análise e discussão dos resultados, tem-se que é possível aproximar a História da Matemática e as relações étnico-raciais ao ensino da multiplicação no contexto educacional. Contudo, apesar das legislações vigentes, ainda encontramos lacunas na formação docente quanto às questões étnico-raciais e também histórica da matemática.

This paper discusses the use of historical Egyptian multiplication algorithm in the learning of mathematics for elementary school. It seeks to explore the use of the algorithm in a way that dialogues with ethnic-racial relations, valuing African culture through an intervention in the classroom. To foster this dialogue, a workshop plan and an activity sheet on Egyptian multiplication were proposed, resulting from a bibliographic research in which data about the theme and the current legislation were collected. Moreover, a qualitative research was carried out in order to evaluate and validate the produced material by means of an online form, obtaining 13 answers from teachers of Basic Education and undergraduate students. As analysis and discussion of the results, it is possible to approach the History of Mathematics and the ethno-racial relations to the teaching of multiplication in the educational context. However, despite the current legislation, we still find gaps in teacher training regarding ethnic-racial issues and also the history of mathematics.


Collections: