SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM AULAS DE CAMPO NO ENSINO MÉDIO
tese_doutorado
Esta tese apresenta alguns questionamentos, os quais ajudam a compreender o processo de aprendizagem no ensino de ciências por investigação articulado à metodologia das aulas de campo, buscando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como introduzir elementos do ensino de ciências por investigação em uma aula de campo, com alunos do Ensino Médio, com vistas a propor uma prática pedagógica? Para responder a tal questão, o estudo visa a analisar o desenvolvimento de aulas de campo no Instituto Nacional da Mata Atlântica, à luz do ensino de ciências por investigação, propondo relações de congruências de modo a avançar na construção de uma proposta didática. O referencial teórico centra-se em algumas bases epistemológicas sobre o ensino de ciências, com vistas a defender que esse modo de ensinar, por meio da metodologia pedagógica das aulas de campo em diálogo com o ensino de ciências por investigação, favorece avanços na Alfabetização Científica. Para a organização das atividades de ensino, desenvolveu-se uma sequência de atividades investigativas em aula de campo (SAIAC), sobre ecologia, com foco em sucessão ecológica. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo pesquisa participante, realizado com estudantes pertencentes às três séries do Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Fundão e Santa Teresa/ES/Brasil, respectivamente. A aula de campo, para as duas escolas, foi realizada no Instituto Nacional da Mata Atlântica-INMA. Foram utilizadas, na produção dos dados, as anotações em diário de campo da pesquisadora, o material textual produzido pelos estudantes e a transcrição dos áudios gravados durante o transcurso das atividades. Os dados analisados decorreram das atividades empreendidas na escola de Fundão, ancorada na análise de conteúdo. Para verificar a viabilidade da utilização/adaptação dos três momentos: pré-campo, campo e pós-campo incorporados às etapas de uma sequência de ensino investigativa (SEI), utilizaram-se as etapas desenvolvidas na SAIAC (sensibilização, experimentação e elaboração). Para identificar os indicadores de Alfabetização Científica, as categorias que fundamentaram a abordagem dos dados foram aquelas propostas por Sasseron e Carvalho (2008;2011) e para verificar se a proposta pedagógica favoreceu a aprendizagem, utilizaram-se os objetivos de aprendizagem presentes na sequência de atividades investigativas em aula de campo. Os resultados apontaram para a consolidação da proposta, corroborados pelos resultados da análise. A prática pedagógica pode aproximar os estudantes da metodologia científica, estreitando a distância entre o ensino de ciências da educação básica e do conhecimento científico em espaços extraescolares, bem como mobilizar processos para Alfabetização Científica. No transcurso da pesquisa, não foi ignorado o processo de prototipagem do produto educacional (PE), razão pela qual a SAIAC foi replicada. Tendo em vista a possibilidade de a prática ser utilizado por outros docentes, visando a garantir a replicabilidade em outros contextos escolares, optou-se por um handbook como forma de materialização do PE, denominado Ensino de Ciências por Investigação em Aulas de Campo: orientações para professores da educação básica.
This thesis presents some questions, which help to understand the learning process in teaching through investigation linked to the methodology of field classes, seeking to answer the following research question: how to introduce elements of science teaching through investigation in a field class, with high school students, with a view to proposing a didactic proposal? To answer this question, the study aims to analyze the development of field classes at the Instituto Nacional da Mata Atlântica, in the light of science teaching through investigation, proposing congruence relationships in order to advance the construction of a didactic proposal. The theoretical framework focuses on some epistemological bases on science teaching, with a view to arguing that this way of teaching, through the pedagogical methodology of field classes in dialogue with science teaching through investigation, favors advances in Scientific Literacy. For the actions/organization of teaching activities, a sequence of investigative activities was developed in a field class (SAIAC), on ecology, with a focus on ecological succession. This is a qualitative study of the participatory research type, carried out with students belonging to the three grades of high school in two schools in the state education network, located in the municipalities of Fundão and Santa Teresa/ES/Brazil, respectively. The field class, for both schools, was held at the Instituto Nacional da Mata Atlântica-INMA. In the production of data, notes in the researcher's field diary, textual material produced by students and the transcription of audio recorded during the course of the activities were used. The data analyzed resulted from activities undertaken at the Fundão school, anchored in content analysis. To verify the feasibility of using/adapting the three moments: pre-field, field and post-field incorporated into the stages of an investigative teaching sequence (SEI), the stages developed at SAIAC (awareness raising, experimentation and elaboration) were used. To identify the Scientific Literacy indicators, the categories that supported the data approach were those proposed by Sasseron and Carvalho (2008;2011) and to verify whether the proposed pedagogical proposal favors learning, the learning objectives present in the sequence were used of investigative activities in field classes. The results pointed to the consolidation of the proposal, corroborated by the results of the analysis. Pedagogical practice can bring students closer to scientific methodology, narrowing the gap between teaching science in basic education and scientific knowledge in extracurricular spaces, as well as mobilizing processes for Scientific Literacy. During the research, the process of prototyping the educational product (EP) was not ignored, which is why SAIAC was replicated. Considering the possibility of the practice being used by other teachers, aiming to guarantee replicability in other school contexts, a handbook was chosen as a way of materializing the NP, called Science Teaching by Investigation in Field Classes: guidelines for basic education teachers
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