Educação Financeira em uma perspectiva crítica para o Mundo do Trabalho: Uma proposta didática com estudantes do Ensino Médio Integrado

Delesposte, Tatiana (2023-12)

dissertacao_mestrado

Nos últimos anos, o Mundo do Trabalho vem sofrendo várias transformações no Brasil. Estas mudanças têm acarretado impactos importantes, incluindo o aumento do desemprego, a crescente precarização das condições laborais e a diminuição de diversos direitos. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa consistiu em investigar como atividades de Educação Financeira podem contribuir para que estudantes do Ensino Médio produzam conhecimentos matemáticos e desenvolvam uma visão crítica em relação a esses desafios supracitados. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos como referencial teórico, as ideias de Educação Matemática Crítica de Skovsmose, as reflexões sobre Mundo do Trabalho de Marx, Antunes e Sá e os apontamentos para Educação Financeira conforme Mazzi e Baroni. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, adotamos a pesquisa de intervenção, defendida por Damiani, como método para investigar e interpretar a realidade dos envolvidos no processo. No ambiente escolar, realizamos cinco encontros com atividades didáticas, utilizando cenários para investigação, nos quais abordamos a Educação Financeira relacionada a situações do Mundo do Trabalho. A análise dos resultados foi conduzida com base nos dados coletados por meio de questionário, observação participante, gravações em áudio, uso de diário de bordo e nas resoluções das atividades. Durante a análise, observamos que os estudantes expressaram questionamentos acerca da equidade nas relações de trabalho, demonstraram reflexões sobre a importância de uma remuneração justa e de condições de trabalho adequadas. Destacaram que a Educação Financeira os auxiliou na produção de conhecimentos sobre como administrar suas finanças, desenvolver consciência financeira e compreender as vantagens e desvantagens inerentes a diferentes propostas de trabalho. Vimos que essa abordagem pedagógica revelou uma outra perspectiva da Educação Financeira, enfatizando a capacidade dos alunos de avaliar ofertas de trabalho e promovendo a conscientização e reflexão sobre as complexidades do Mundo do Trabalho. Como resultado, desenvolvemos um guia didático destinado a ajudar professores de Matemática do Ensino Médio na abordagem da Educação Financeira de maneira crítica, com foco em questões do Mundo do Trabalho.

The World of Work has undergone several transformations in Brazil in the last years. These changes have had important impacts, including an increase in unemployment, the growing precariousness of working conditions and the reduction of various rights. In this context, the objective of this research was to investigate how Financial Education activities can contribute to high school students producing mathematical knowledge and developing a critical view in relation to these challenges mentioned above. A theoretical framework supported our research and for that, we used the ideas of Critical Mathematics Education by Skovsmose, the reflections on the World of Work by Marx, Antunes and Sá and the notes for Financial Education according to Mazzi and Baroni. In this qualitative research, we adopted intervention research, defended by Damiani, as a method to investigate and interpret the reality of those involved in the process. In the school environment, we held five meetings with didactic activities, using landscapes of investigation, in which we addressed Financial Education related to situations in the World of Work. The researchers conducted the analysis of the results considering the data collected through a questionnaire, participant observation, audio recordings, use of journal and resolutions of the activities. During the analysis, we observed that the students expressed questions about equity in labor relations, demonstrated reflections on the importance of fair remuneration and adequate working conditions. They highlighted that Financial Education helped them to produce knowledge on how to manage their finances, develop financial awareness and understand the advantages and disadvantages inherent to different job proposals. We noticed that this pedagogical approach revealed another perspective of Financial Education, emphasizing the ability of the students to evaluate job offers and promoting awareness and reflection on the complexities of the World of Work. As a result, we have developed a didactic guide aimed at helping High School Mathematics teachers in approaching Financial Education in a critical way, focusing on issues of the World of Work.


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