Empreendedorismo feminino: um estudo no ambiente empreendedor na Associação dos Expositores do Radium Hotel em Guarapari (ES)

Almeida, Raquel Fernandes Rodrigues (2023)

tcc

RESUMO: O empreendedorismo no Brasil tem crescido no decorrer dos anos, havendo um crescimento perceptível da participação feminina nos segmentos empresariais. Este trabalho apresenta um estudo sobre empreendedorismo feminino na Associação dos Expositores do Radium Hotel (AERH) em Guarapari (ES), cuja pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando um questionário como instrumento de coleta de dados. Foram analisadas informações sobre o perfil das pesquisadas, os desafios da gestão de seus negócios e os métodos de gestão empresarial aplicados no cotidiano das pesquisadas, com o objetivo de investigar a dinâmica do empreendedorismo na associação. Os resultados demonstram que a Associação carece de uma administração mais ativa que oriente os expositores quanto aos princípios básicos de gerenciamento e faça uma maior divulgação da AERH e seus associados, de forma a atenuar as dificuldades expostas pela pesquisa.

ABSTRACT: Entrepreneurship in Brazil has grown throughout recent years, with a notable increase in female presence in business management spaces. The present study showcases a research on female entrepreneurship inside Associação dos Expositores do Radium Hotel (AERH) em Guarapari (Radium Hotel’s Expositors Association (RHEA), in the city of Guarapari, Espírito Santo, Brazil), by means of a qualitative approach, using a questionnaire as the instrument for data collection. Information was gathered about the participants’ profiles, their challenges in managing their businesses as women working in male-dominated occupations and the management methods they employ on a daily basis, with the intent of investigating the dynamics of entrepreneurship in this association. The results indicate that this organization lacks a more hands-on and active leadership that would guide expositors regarding basic notions of management and that would provide bigger exposure and marketing of the Association and its associates, in a way that would combat the challenges they face, exposed in the present study.