Educação na cidade: produção de material educativo e formação de professores

Azevedo, Sabrina Dornelas (2023)

tcc

RESUMO: O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Esse estudo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech). O seu intuito é discutir o tema Educação na Cidade na área de Humanidades e ampliar os estudos do Gepech por meio da produção de material educativo. Pensando na riqueza histórica, cultural e de conhecimento que os monumentos históricos oferecem, o objeto de estudo da presente pesquisa foram as fachadas de três monumentos da cidade de Vitória-ES, sendo eles: Catedral Metropolitana de Vitória, Igreja de São Gonçalo e Teatro Carlos Gomes. A pesquisa tem por objetivo geral analisar as ações e pesquisas desenvolvidas durante duas experiências vivenciadas por meio da Iniciação Científica (IC); tem por objetivos específicos detalhar o que foi desenvolvido nas duas ICs; analisar os resultados da IC 1; apresentar ações desenvolvidas na IC 2; planejar, executar e analisar ação de formação inicial de professores para compartilhar e validar material educativo; finalizar material educativo sobre as fachadas de monumentos históricos de Vitória após a validação realizada na ação de formação. A questão de pesquisa que buscamos responder ao longo deste trabalho se refere à capacidade de formação humana do material educativo elaborado e se o seu conteúdo evidencia as potencialidades educativas das fachadas dos monumentos históricos pesquisados, de forma crítica e contra-hegemônica. A metodologia utilizada na IC 1 foi a pesquisa bibliográfica, enquanto na IC 2 empregou-se a pesquisa colaborativa. O material educativo elaborado conta com abordagens sobre cidade, educação, cultura, arte e arquitetura, buscando proporcionar, aos professores e aos licenciandos, um material acessível, com linguagem de fácil entendimento e explicação dos conceitos, através da relação dos mesmos com a arte, sempre buscando trazer um viés crítico da realidade.

ABSTRACT: The present work was carried out with the support of the Research and Innovation Foundation of Espírito Santo (Fapes). This study is linked to the Research and Study Group on Education in the City and Humanities (Gepech). Its purpose is to discuss the theme of Education in the City in the field of Humanities and to expand Gepech's studies through the production of educational material. Considering the historical, cultural, and knowledge richness that historical monuments offer, the object of study in this research was the facades of three monuments in the city of Vitória-ES, namely: Metropolitan Cathedral of Vitória, São Gonçalo Church, and Carlos Gomes Theater. The research aims to generally analyze the actions and research developed during two experiences in Scientific Initiation (IC); it has specific objectives to detail what was developed in the two ICs, analyze the results of IC 1, present actions developed in IC 2, plan, execute, and analyze the initial teacher training action to share and validate educational material, and finalize educational material on the facades of historical monuments in Vitória after validation in the training action. The research question we seek to answer throughout this work concerns the human formative capacity of the educational material developed and whether its content highlights the educational potentials of the facades of the researched historical monuments in a critical and counter-hegemonic manner. The methodology used in IC 1 was bibliographic research, while in IC 2, collaborative research is being employed. The educational material developed addresses topics related to the city, education, culture, art, and architecture, aiming to provide teachers and teacher candidates with accessible material, using language that is easy to understand and explaining concepts through their relationship with art, always seeking to bring a critical perspective of reality.


Colecciones: