A abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente estudo visa analisar a maneira como as variações linguísticas são abordadas nos livros didáticos. O trabalho é pautado nas teorias sociolinguísticas, sobretudo nas vertentes variacionista e educacional e pretende demonstrar como a abordagem dos LDs acerca da variação, que comumente é rasa e insatisfatória, pode ser prejudicial na formação cidadã do estudante, além de contribuir negativamente no entendimento e no uso da linguagem desse indivíduo. Para isso, através da metodologia de levantamento bibliográfico, serão analisados os livros “Português - Contexto, Interlocução e Sentido” e “Se liga nas Linguagens – Português”, ambos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018 e 2021 respectivamente. No que tange o referencial teórico, destacam-se autores como Bagno (2007; 2015), Faraco (1991; 2008), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), entre outros.
ABSTRACT: The present study aims to analyze how linguistic variations are addressed in language textbooks. The work is based on sociolinguistic theories, especially on the intrinsic relationship between variation and language. Furthermore, it intends to demonstrate that the approach to variation in textbooks, which is commonly shallow and unsatisfactory, can be detrimental to the civic education of students, as well as negatively impacting their understanding and use of language. To achieve this, through the methodology of literature review, the books "Português - Contexto, Interlocução e Sentido" and "Se Liga nas Linguagens – Português" will be analyzed. Both were recommended by the National Textbook Program (PNLD) in 2018 and 2021, respectively. Regarding the theoretical framework, notable authors include Bagno (2007; 2015), Faraco (1991; 2008), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), among others.
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