Potencial educativo da merenda escolar: análise de prática interdisciplinar no Ensino Fundamental I

Falcão, Liege Pinto (2023)

tcc

Considerando que todos os indivíduos precisam comer, é possível explorar o repertório de referências alimentares que cada sujeito possivelmente carrega para diversos estudos e compreensões culturais - de si próprio e da realidade coletiva que o cerca. A presente pesquisa pretende avaliar o potencial educativo das referências alimentares no contexto da merenda escolar para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas projeções em diferentes áreas do conhecimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para viabilizar essa investigação resultante da conexão entre estudos de caráter bibliográfico associados à proposta de intervenção colaborativa, foram revisadas prerrogativas da BNCC e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sob considerações teóricas de Montanari acerca dos valores culturais associados à alimentação. Por meio de análise de conteúdo, concluiu-se que a BNCC - como documento de referência para orientação curricular da escola básica - potencializa a valorização da temática alimentar em práticas estruturadas para abordagens interdisciplinares. Com base nessa lógica, foi construído, aplicado e analisado um planejamento didático-pedagógico interdisciplinar para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I de escola pública da rede municipal de Vila Velha, no Espírito Santo.

Considering that all individuals need to eat, it's possible to explore the repertoire of food references that each person possibly carries within themselves for various studies and cultural understandings - of themselves and the collective reality that surrounds them. The present research aims to assess the educational potential of school lunch references in the context of school meals for the development of interdisciplinary practices in light of the National Common Curricular Base (BNCC) and its projections across different knowledge areas. To enable this investigation resulting from the connection between bibliographic studies associated with the proposal of participative intervention, the prerogatives of the BNCC and the National School Feeding Program (PNAE) were reviewed under theoretical considerations of Montanari regarding the cultural values associated with food. Through content analysis, It was concluded that the BNCC - as a reference document for the curriculum guidance of basic education - enhances the use of the food theme in structured practices for interdisciplinary approaches. Based on this logic, an interdisciplinary didactic-pedagogical plan was constructed, implemented, and analyzed for a 3rd-grade class of elementary school in a public school whithin the municipal network of Vila Velha, Espírito Santo.


Collections: