O raciocínio combinatório no ensino fundamental: uma abordagem através da resolução de problemas
tcc
RESUMO: Esta pesquisa qualitativa do tipo exploratória investigou como a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Para isso, desenvolveu-se uma sequência didática composta de cinco aulas fundamentada na metodologia de ensino-aprendizagem- avaliação de matemática através da resolução de problemas que utiliza o problema gerador como ponto de partida para a construção de novos conceitos matemáticos. Focalizou-se na ideia de combinação simples por ser um agrupamento pouco evidenciado nesta etapa de escolarização e muito presente no contexto dos sujeitos pesquisados. Os resultados apontaram que a metodologia empregada se mostrou satisfatória para minimizar a lacuna de conteúdo e forneceu pistas acerca do funcionamento do roteiro, da importância de o professor realizar o planejamento da aula e de como deve ser cuidadoso a elaboração/seleção do enunciado de um problema gerador.
ABSTRACT: This exploratory qualitative research investigated how problem resolution can help 6th grade elementary students in the development of combinatorial reasoning at a municipal school in Cachoeiro de Itapemirim/ES. For this matter, a didactic sequence was developed in five fundamentals classes, based on the methodology "teaching-learning-evaluation of mathematics" through problem solving, where the problem in question is the key to the construction of new mathematical concepts. The focus in this article is the idea of a simple combination, as it is a less evidenced group in this schooling stage but very present in the student daily routine. The results showed to be a satisfactory method to minimize the learning gap and provide clues about the didactical sequence, the importance of class planning to the teacher and how the problem selection or elaboration has to be a careful step.
Redes Sociais