Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Química: propostas didáticas disponibilizadas em repositório digital

Baptista, Gisela ; Cruz, Joyce Hoffmann da ; Pereira, Patrício da Silva (2023)

tcc

A educação e o ensino de química podem reduzir desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida, pois a química é essencial em áreas como alimentação, saúde, energia e tecnologia. Compreender conceitos químicos básicos ajuda a entender o mundo e a tomar decisões. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi a produção de materiais didáticos que atendam ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade de ensino da educação básica destinada a pessoas que ultrapassaram a idade considerada adequada para concluir o ensino fundamental ou médio e para as pessoas que não tiveram oportunidade de ensino na infância ou na adolescência. Tais materiais didáticos foram disponibilizados pelos autores, considerando a perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em sequências didáticas compostas por: slides, roteiros de práticas, jogos e materiais diversos, adicionados em um repositório digital de acesso livre (google sites). Para a criação deste repositório, foram realizadas pesquisas acerca do tema química orgânica com ênfase em alternativas para o ensino na modalidade EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual os pesquisadores implementam propostas no meio em que estão inseridos. Para coleta de dados em campo, utilizou-se um formulário eletrônico, para ser respondido por professores da região de Aracruz, Espírito Santo, a fim de se realizar levantamento de necessidades relacionadas ao ensino da Química na EJA. Como resultado, produzimos sequências didáticas relacionadas ao tema, com ênfase na perspectiva CTSA para o ensino na EJA e ainda materiais extras trabalhados durante a graduação a serem disponibilizados no repositório digital.


Collections: