Dashboard dos resultados do Ifes no Enade de sistemas de informação dos anos de 2017 e 2021
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Uma das formas de avaliar o desempenho dos egressos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos é por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Hoje, essas informações são disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio de relatórios que avaliam as áreas, cursos e instituições de ensino superior, bem como por meio dos microdados do ENADE, também disponibilizados pelo INEP. Esses microdados e relatórios técnicos apresentam informações extremamente valiosas para os coordenadores de cursos e Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), responsáveis pelas alterações e adequações curriculares. Essas informações permitem que as instituições de ensino tomem decisões mais eficazes para melhorar os processos de ensino e aprendizagem de seus cursos. Porém, para analisar esses dados, que possuem alto nível de informações detalhadas, é necessário conhecimento prévio de tratamento de dados. Isso porque diversas alterações foram feitas ao longo do tempo no ENADE, dificultando a comparação dos dados entre as diferentes edições do exame. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de processamento de dados para desenvolver um dashboard utilizando a ferramenta Power BI com indicadores que facilitassem a tomada de decisão no Campus Serra do Ifes (Ifes-Serra). Os dados de entrada são resultados de exames de informática dos anos de 2017 e 2021. Para preparar o processamento dos dados foi utilizado o Power Query, uma ferramenta ETL (Extrair, Transformar, e Carregar), presente no Power BI. Essa ferramenta que recebe os dados de entrada em formato de texto, transforma-os em tabelas e depois faz alterações na estrutura e nos relacionamentos entre tabelas, mapeando novas colunas e gerando um banco de dados pronto para ser extraído e aplicado na construção do dashboard, com gráficos e indicadores focados no Ifes-Serra.
One of the ways to evaluate the performance of graduates from undergraduate courses regarding the contents provided for in the courses’ curricular guidelines is through the National Student Performance Exam (ENADE). Today, this information is made available by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) through reports that evaluate areas, courses and higher education institutions, as well as through ENADE microdata, also made available by INEP. These microdata and technical reports present extremely valuable information for course coordinators and Structuring Teachers Nucleus (NDE), responsible for curricular changes and adjustments. This information allows educational institutions to make more effective decisions to improve the teaching and learning processes of their courses. However, to analyze this data, which has a high level of detailed information, prior knowledge of data processing is necessary. This is because several changes were made over time to ENADE, making it difficult to compare data between different editions of the exam. For this reason, this work aims to use data processing techniques to develop a dashboard using the Power BI tool with indicators that facilitate decision-making at the Serra Campus of Ifes (Ifes-Serra). The input data are results from IT exams from 2017 and 2021. To prepare the data processing, Power Query was used, an ETL (Extract, Transform, and Load) tool, present in Power BI. This tool that receives input data in text format, transforms it into tables and then makes changes to the structure and relationships between tables, mapping new columns and generating a database ready to be extracted and applied to build the dashboard, with graphs and indicators focused on Ifes-Serra.
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