A gestão escolar à luz das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola
tcc
O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa em Gestão Escolar Quilombola a partir dos pressupostos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Para tanto, propõe-se uma abordagem qualitativa, a partir dos pressupostos da pesquisa-ação em uma escola quilombola do Municipio de São Pedro da Aldeia/RJ. Por intermédio de entrevistas e análises do seu Projeto Político Pedagógico, foi possível compreender quais práticas pedagógicas estão em consonância com aspectos do universo sociocultural quilombola no qual a escola está inserida e quais projetos asseguram a manutenção da identidade quilombola, além de identificar a sua relação com a liderança local. Com essa finalidade, caracterizo a comunidade onde a escola está localizada, passando pela fundamentação de temas e conceitos recorrentes para o estudo, chegando à conclusão que a Gestão Escolar Quilombola é um campo que carece de muitos estudos, pesquisas, mecanismos que asseguram as tradições e cultura popular do território nas práticas pedagógicas e constante diálogo com a liderança quilombola local.
Redes Sociais