dc.contributor.advisor | Sena, Denise Rocco de | |
dc.contributor.author | Silva, Antoni Guilherme Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T15:00:53Z | |
dc.date.available | 2024-01-03T15:00:53Z | |
dc.date.issued | 2023-12-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Antoni Guilherme Souza. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER-INSTRUCTION MODIFICADA NA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA II. 2023. 111 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Espirito Santo, Vila Velha, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4181 | |
dc.description.abstract | A Físico-Química é frequentemente considerada uma das disciplinas mais
complexas nos currículos de cursos de Química. A carência de compreensão
aprofundada dos conceitos teóricos, muitas vezes evidenciada na metodologia
tradicional de ensino suscitou a busca por uma metodologia alternativa como a
peer-instruction. Assim o estudo teve como principal objetivo avaliar a aplicação da
metodologia peer-instruction no contexto do ensino de Físico-Química II. A
peer-instruction é uma metodologia criada por Eric mazur de grande destaque
internacional, e que possui escassez de implementação na área específica de
físico-química. Essa abordagem fomenta interações entre os estudantes, visando
aprofundar a compreensão dos conceitos por meio de discussões em pares sobre
questões conceituais. Os desfechos deste estudo, avaliados mediante a aplicação
do ganho normalizado de Hake, evidenciaram um progresso superior à média
comumente registrada na literatura no que concerne à assimilação dos conteúdos,
ressaltando, adicionalmente, o potencial intrínseco da metodologia em estabelecer
um ambiente de ensino-aprendizagem mais interativo e contribuir para o reforço da
autonomia dos estudantes. Este inquérito proporciona uma perspectiva promissora
para otimizar o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando, de maneira
especial, a capacidade da peer-instruction em fomentar uma compreensão mais
aprofundada dos conceitos no domínio de Físico-Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | Physical Chemistry is often regarded as one of the most complex disciplines in
Chemistry curricula. The lack of in-depth understanding of theoretical concepts, often
evident in traditional teaching methodologies, prompted the exploration of an
alternative approach, such as peer-instruction. Therefore, the primary objective of
this study was to evaluate the application of peer-instruction methodology in the
context of teaching Physical Chemistry II. Peer-instruction, a methodology created by
Eric Mazur with significant international acclaim, has seen limited implementation in
the specific field of physical chemistry. This approach fosters interactions among
students, aiming to deepen the understanding of concepts through peer discussions
on conceptual questions. The outcomes of this study, assessed through the
application of the normalized gain of Hake, demonstrated progress beyond the
commonly reported average in the literature regarding content assimilation.
Additionally, these findings underscored the intrinsic potential of the methodology to
establish a more interactive teaching and learning environment and contribute to
enhancing student autonomy. This investigation provides a promising perspective for
optimizing the teaching and learning process, emphasizing the particular ability of
peer-instruction to foster a deeper understanding of concepts in the realm of Physical
Chemistry. | pt_BR |
dc.format.extent | 111 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Peer-instruction | pt_BR |
dc.subject | Físico-Química | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER-INSTRUCTION MODIFICADA NA DISCIPLINA DE FÍSICA-QUÍMICA II | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7378659077068719 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7378659077068719 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Ruy, Rafael Baioco | |
dc.contributor.member | Tavares, Mari Inez | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3363511064302667 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7581-6560 | pt_BR |
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