Narrativa autobiográfica sobre a singular trajetória de uma estudante acometida pela ataxia no curso de licenciatura em química

Machado, Madeline Lopes (2023-12-15)

tcc

Esta pesquisa tem por objetivo discutir, a partir de uma narrativa autobiográfica, aspectos inerentes a trajetória acadêmica de uma estudante com diagnóstico de Ataxia, inserida no curso de Licenciatura em Química. A Ataxia, termo que vem do grego “ataxis” e significa incapacidade de coordenação, é a palavra utilizada para designar o grupo de sintomas de uma doença, em que sua principal característica é a perda de coordenação dos movimentos voluntários, sintoma que faz parte do quadro clínico de diversas desordens neurológicas. As narrativas autobiográficas foram usadas como aporte teórico-metodológico, ou seja, narrativas são usadas como um instrumento de produção de conhecimento, bem como para a memória como elemento basilar de pesquisa desta natureza. Após as reflexões mobilizadas por esta pesquisa, constatamos que, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, muitas barreiras foram superadas e muitos sonhos foram conquistados e novos construídos como o meu desejo de retornar para o Ifes no curso de Pedagogia, além disso alguns mecanismos de compensação foram criados para superar as barreiras impostas pela Ataxia.

This research aims to discuss, based on an autobiographical narrative, aspects inherent to the academic trajectory of a student diagnosed with Ataxia, enrolled in the Chemistry Degree course. Ataxia, a term that comes from the Greek “ataxis” and means inability to coordinate, is the word used to designate the group of symptoms of a disease, in which its main characteristic is the loss of coordination of voluntary movements, a symptom that is part of the clinical picture of various neurological disorders. Autobiographical narratives were used as a theoretical-methodological contribution, that is, narratives are used as an instrument for producing knowledge, as well as for memory as a basic element of research of this nature. After the reflections mobilized by this research, we found that, despite the difficulties faced along the way, many barriers were overcome and many dreams were conquered and new ones built, such as my desire to return to Ifes in the Pedagogy course, in addition to some mechanisms compensation systems were created to overcome the barriers imposed by Ataxia.


Collections: