ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HIDRÓLISE SALINA

Batista, Ana Carolina dos Santos (2023)

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A química é a ciência da matéria e das transformações. O estudo da química na educação básica torna-se importante para que os alunos compreendam a importância e as diversas aplicações. A hidrólise salina é um processo químico no qual um sal (um composto iônico) reage com a água para produzir íons hidrogênio (H⁺) ou íons hidroxila (OH⁻) alterando o pH de uma solução aquosa. A hidrólise salina é um conteúdo trabalhado com dificuldade em sala de aula, principalmente quando o ensino é pautado em metodologias tradicionais. O presente trabalho de conclusão de curso teve como questionamento norteador a seguinte pergunta: O uso de metodologias ativas (rotação por estações) e da experimentação, a partir de uma sequência didática influencia no processo de aprendizagem do conteúdo de hidrólise salina dos alunos da segunda série do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Ifes campus Vila Velha?. Seguindo o questionamento, o presente trabalho teve como objetivo avaliar uma sequência didática que apresenta o conceito de hidrólise salina a partir do ensino de rotação por estações e da experimentação. A metodologia foi dividida em três momentos em que, inicialmente, foram produzidos mapas mentais a partir do material teórico, depois desenvolveu-se a atividade de rotação por estações e, por fim, a experimentação. Para análise dos resultados foi aplicado um questionário inicial e um final utilizando a escala Likert, a fim de verificar e comparar o progresso no processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos expostos nas aulas. Ao longo da análise dos resultados pôde-se observar um aumento de 67, 8% de respostas corretas, na primeira questão do questionário, durante as comparações dos dados. Além disso, a maioria dos estudantes participantes do estudo, avaliaram a metodologia empregada como satisfatória para melhoria do processo de aprendizagem do tema.

Chemistry is the science of matter and transformations. The study of chemistry in basic education becomes important so that students understand the importance and various applications. Salt hydrolysis is a chemical process in which a salt (an ionic compound) reacts with water to produce hydrogen ions (H⁺) or hydroxyl ions (OH⁻) changing the pH of an aqueous solution. Saline hydrolysis is a subject taught with difficulty in the classroom, especially when teaching is based on traditional methodologies. This course conclusion work had the following question as its guiding question: The use of active methodologies (station rotation) and experimentation, based on a didactic sequence, influences the learning process of saline hydrolysis content for second grade students of the Chemistry Technician Integrated to High School at Ifes campus Vila Velha?. Following the question, the present work aimed to evaluate a didactic sequence that presents the concept of saline hydrolysis based on teaching rotation by stations and experimentation. The methodology was divided into three moments in which, initially, mental maps were produced from theoretical material, then the activity of rotation by stations was developed and, finally, experimentation. To analyze the results, an initial and final questionnaire was applied using the Likert scale, in order to check and compare the progress in the students' learning process in relation to the content exposed in classes. Throughout the analysis of the results, it was possible to observe an increase of 67.8% in correct answers, in the first question of the questionnaire, during data comparisons. Furthermore, the majority of students participating in the study evaluated the methodology used as satisfactory for improving the learning process on the topic


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