A crônica na sala de aula : caminhos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental

Azevedo, Alcione Aparecida de (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas séries finais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, instigando-os ao pensamento crítico. O planejamento da pesquisa envolveu uma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES, especificamente uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram de oficinas para análise de leitura de crônicas a serem selecionadas juntamente com o professor colaborador de língua portuguesa. Optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com base no dialogismo e responsividade bakhtiniana por meio da metodologia narrativa de pesquisa. Todo o processo deu-se em parceria com o professor colaborador e de acordo com os resultados das oficinas. Com referencial teórico apoiado nos princípios bakhtinianos de responsividade e gêneros discursivos em diálogo com autores que privilegiam a leitura numa perspectiva crítica e de maior autonomia ao aluno e partindo do pressuposto de que a leitura de crônica poderá auxiliar na formação do leitor, a partir das suas especificidades como gênero discursivo que circula na escola, observamos que o processo de leitura e consequentemente de aprendizagem desses sujeitos foi potencializado a partir de práticas dialógicas de leitura na sala de aula.

ABSTRACT: The objective of this work is to mobilize the reflection about the development of chronicles in final series of elementary school in order to stimulate in the students learning of textual understanding mechanisms, instigating them to critical thinking. The planning of the research involves a class of students from a school of Cachoeiro de Itapemirim/ES, specifically a class of 8º (eighth) graders of elementary school, which participated in workshops to read analysis of Chronicles to be selected along with the teacher. We chose a methodological approach of qualitative research based on dialogic through narrative research methodology. The whole process will be in partnership with the developer and teacher according to the results of the workshops. With theoretical framework supported the principles Bakhtinianos of responsiveness and discursive genres in dialogue with authors that focus on reading in a critical perspective and greater autonomy to the student and on the assumption that the chronic reading may assist in formation of the reader, from their specificities as discursive genre which circulates at the school, we observed that the process of reading and learning as a result of those was potentialized from dialogical reading practices in the classroom.