A participação do gestor escolar na construção do projeto político pedagógico
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RESUMO: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do Gestor Escolar na construção do Projeto Político Pedagógico. A metodologia elencada trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, com base na revisão da literatura sobre a gestão democrática e suas garantias na construção do Projeto Político Pedagógico. Os resultados encontrados na pesquisa apontam a importância da participação do Gestor Escolar na discussão sobre a construção Projeto Político Pedagógico como importante mediador em uma gestão democrática que permite apontar importantes elementos constitutivos de participação como o diálogo, a autonomia, a transparência e o pluralismo. Com isso, o Projeto Político Pedagógico, requer continuidade das ações, descentralização, a prática pedagógica, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório. A partir disto, expressa-se o envolvimento e compromisso de toda a comunidade escolar com a gestão e a qualidade da educação destacando a concepção democrática que envolve elaboração do Projeto Político Pedagógico e sua efetivação no ambiente escolar. Palavras-chaves: Gestão democrática. Coletivo. Participação do gestor. Autonomia. Prática pedagógica.
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