dc.contributor.advisor | Ferreira, Emanoel Oliveira | |
dc.contributor.author | Tolentino, Oscar Ferraz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T17:08:48Z | |
dc.date.available | 2023-12-28T17:08:48Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | TOLENTINO, Oscar Ferraz. Doces lembranças de uma história não contada: o rio como via e o estaleiro como memória. 2023. 69 f.. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4160 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Ao longo dos anos, o Rio Doce tem sofrido com a crescente poluição, prejudicando
progressivamente sua utilização diária. Nesse contexto, este trabalho propõe a
criação de um Estaleiro Escola em Colatina, Espírito Santo, destinado a impulsionar
através da navegação, novas atividades voltadas ao lazer, o esporte, o turismo e o
comércio, tendo o próprio Rio Doce como centro dessas atividades. O
desenvolvimento do projeto envolve uma pesquisa exploratória, visando identificar
elementos históricos que demonstrem a importância do rio para a evolução da
cidade e de seu povo e validem a viabilidade da navegação no Rio Doce, ao mesmo
tempo em que reúne referências arquitetônicas, históricas e legislativas que juntas
formam a base técnica necessária para a definição dos usos que compõe o Estaleiro
Escola, e possibilitem a concretização do projeto arquitetônico. Como resultado, o
Estaleiro Escola demonstrou um notável potencial para abrigar uma variedade de
usos relacionados à prática náutica, permitindo ao rio abraçar novas funcionalidades
e, consequentemente, valorizar a cultura local. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Over the years, the Doce River has suffered from increasing pollution, progressively
harming its daily use. In this context, this work proposes the creation of a School
Shipyard in Colatina, Espírito Santo, designed to promote, through navigation, new
activities focused on leisure, sport, tourism and commerce, with the Rio Doce itself as
the center of these activities. The development of the project involves exploratory
research, aiming to identify historical elements that demonstrate the importance of
the river for the evolution of the city and its people and validate the viability of
navigation on the Rio Doce, while at the same time bringing together architectural, historical and legislative references which together form the technical basis
necessary to define the uses that make up the Estaleiro Escola, and enable the
implementation of the architectural project. As a result, the Estaleiro Escola
demonstrated a notable potential to house a variety of uses related to nautical
practice, allowing the river to embrace new functionalities and, consequently, enhance local culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Estaleiro Escola | pt_BR |
dc.subject | Rio Doce | pt_BR |
dc.subject | Colatina | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.title | Doces lembranças de uma história não contada: o rio como via e o estaleiro como memória | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9592551916736297 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Arquitetura e Urbanismo | |
dc.contributor.member | Cunha, Agostinho V. L. | |
dc.contributor.member | Soares, Wilber | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/0401604280308143 | pt_BR |
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