Doces lembranças de uma história não contada: o rio como via e o estaleiro como memória

Tolentino, Oscar Ferraz (2023)

tcc

RESUMO: Ao longo dos anos, o Rio Doce tem sofrido com a crescente poluição, prejudicando progressivamente sua utilização diária. Nesse contexto, este trabalho propõe a criação de um Estaleiro Escola em Colatina, Espírito Santo, destinado a impulsionar através da navegação, novas atividades voltadas ao lazer, o esporte, o turismo e o comércio, tendo o próprio Rio Doce como centro dessas atividades. O desenvolvimento do projeto envolve uma pesquisa exploratória, visando identificar elementos históricos que demonstrem a importância do rio para a evolução da cidade e de seu povo e validem a viabilidade da navegação no Rio Doce, ao mesmo tempo em que reúne referências arquitetônicas, históricas e legislativas que juntas formam a base técnica necessária para a definição dos usos que compõe o Estaleiro Escola, e possibilitem a concretização do projeto arquitetônico. Como resultado, o Estaleiro Escola demonstrou um notável potencial para abrigar uma variedade de usos relacionados à prática náutica, permitindo ao rio abraçar novas funcionalidades e, consequentemente, valorizar a cultura local.

ABSTRACT: Over the years, the Doce River has suffered from increasing pollution, progressively harming its daily use. In this context, this work proposes the creation of a School Shipyard in Colatina, Espírito Santo, designed to promote, through navigation, new activities focused on leisure, sport, tourism and commerce, with the Rio Doce itself as the center of these activities. The development of the project involves exploratory research, aiming to identify historical elements that demonstrate the importance of the river for the evolution of the city and its people and validate the viability of navigation on the Rio Doce, while at the same time bringing together architectural, historical and legislative references which together form the technical basis necessary to define the uses that make up the Estaleiro Escola, and enable the implementation of the architectural project. As a result, the Estaleiro Escola demonstrated a notable potential to house a variety of uses related to nautical practice, allowing the river to embrace new functionalities and, consequently, enhance local culture.