Ensinando a projetar em arquitetura: por uma experiência prática prévia
tcc
Modelos de ensino inovadores onde o aluno assume uma postura ativa frente ao aprendizado são uma tendência cada vez mais necessária com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e colaborativo. Uma das práticas ativas de ensino, a Sala de Aula Invertida, propõe a inversão do ensino tradicional pois transforma o espaço da sala de aula, antes utilizada como local de transmissão do conhecimento de forma unilateral, em um espaço onde o aluno aprende na prática, experimentando, vivenciando e debatendo com seus pares e mentor os conceitos previamente apresentados no ambiente virtual de aprendizagem. O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de projeto arquitetônico residencial com foco nos subtemas: Antropometria, Ergonomia e Pré-dimensionamento de ambientes residenciais, baseada no uso da metodologia Sala de Aula Invertida e na aplicação de atividades práticas como dinâmica de experimentação prévia ao contato com a teoria, levantamentos de medidas de ambientes e desenvolvimento de propostas de novos leiautes. Para tanto o trabalho se apoia em pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos abordados e a metodologia de ensino utilizada, e revisão de literatura de propostas de ensino de projeto que recorreram ao uso de dinâmicas e exercícios práticos voltados para o ato de projetar. Acredita-se que a proposta de intervenção pedagógica elaborada desperte maior interesse e envolvimento do aluno, aproximando os conteúdos do seu cotidiano e valorize a importância de se considerar a antropometria e a ergonomia no planjamento dos ambientes de uma residência.
Innovative teaching models where the student takes an active stance towards learning are an increasingly necessary trend, with a view to training a more autonomous, critical and collaborative professional. One of the active teaching practices, the Flipped Classroom, proposes the inversion of traditional teaching as it transforms the classroom space, previously used as a place of unilateral transmission of knowledge, into a space where the student learns in practice, experiencing and debating with their peers and mentor the concepts previously presented in the virtual learning environment. The present work presents a proposal for teaching residential architectural design with a focus on the sub-themes: Anthropometry, Ergonomics and Pre-sizing of residential environments, based on the use of the Flipped Classroom methodology and the application of practical activities such as as dynamics of experimentation prior to contact with theory, surveys of measures of environments and development of proposals for new layouts. For this, the work is supported by bibliographic research on the contents covered and the teaching methodology used, and literature review of project teaching proposals that resorted to the use of dynamics and practical exercises aimed at the act of designing. It is believed that the proposed pedagogical intervention developed arouses greater interest and involvement of the student, bringing the contents closer to their daily lives and valuing the importance of considering anthropometry and ergonomics in the planning of environments in a residence.
Redes Sociais