Matemática e mineralogia: uma interseção possível
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RESUMO: Buscou-se, neste estudo, investigar como os poliedros de Platão podem ser relacionados com as formas cristalinas dos minerais. A fundamentação teórica apoiou-se no ensino de geometria e mineralogia, com o foco nos poliedros de Platão e nos minerais, respectivamente. Como embasamento metodológico, utilizou-se a investigação de natureza qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A investigação realizada evidenciou que os alunos se questionavam sobre a possibilidade de haver relação entre as disciplinas, o que sugere a necessidade de mais aulas apresentando essas relações, com o intuito de integrar as disciplinas de Matemática e Mineralogia, e assim, despertar o interesse e a motivação nos alunos para apreender esses conteúdos de maneira diversificada e inovadora.
ABSTRACT: In this study, we sought to investigate how Plato's polyhedra can be related to the crystalline forms of minerals. The theoretical foundation was based on the teaching of geometry and mineralogy, with a focus on Plato's polyhedra and minerals, respectively. As a methodological basis, qualitative research of the pedagogical intervention type. The investigation carried out showed that students were wondering about the possibility of having a relationship between the disciplines, which suggests the need for more classes presenting these relationships, to promote interdisciplinarity between Mathematics and Mineralogy, and thus arouse interest and motivation in students to learn these contents diversely and innovatively.
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