Análise das figuras geométricas e as prototípicas em uma coleção de livros didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Dias, Thainara Ferreira (2023-12-18)

tcc

RESUMO: A geometria está presente no cotidiano dos estudantes e trabalhar essa geometria e as suas diferentes formas encontradas em situações reais vivenciadas pelos alunos é relevante no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, analisamos se a forma como as figuras geométricas foram apresentadas em uma coleção de livros didáticos de matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as mostram como prototípicas ou não. Para isso, utilizamos a coleção “A Conquista da Matemática” de Giovanni Jr (2021) como livro base. A investigação se caracteriza como qualitativa do tipo documental, conforme Fiorentini e Lorenzato (2009). Como base teórica temos, Bernabeu, Llinares e Moreno (2012), Bardini (2015), entre outros. A partir desta pesquisa, percebemos que os livros didáticos do 1° ao 3° Ano apresentam figuras não prototípicas, o que não é percebido nos anos seguintes. Assim, indicamos a importância de apresentar aos estudantes exemplos variados para que haja o desenvolvimento do pensamento geométrico.

ABSTRACT: Geometry is present in students' everyday lives, and working with this geometry and its different forms found in real-life situations experienced by students is relevant in the learning process. In this research, we analyze whether the way geometric figures were presented in a collection of mathematics textbooks for the early years of elementary school depicts them as prototypical or not. To do so, we used the collection "A Conquista da Matemática'' by Giovanni Jr (2021) as the base book. The research is characterized as qualitative and documentary, following Fiorentini and Lorenzato's (2009) classification. The theoretical foundation includes Bernabeu, Llinares, and Moreno (2012), Bardini (2015), among others. From this research, we observe that textbooks from the 1st to the 3rd year present non-prototypical figures, which is not observed in the subsequent years. Thus, we emphasize the importance of presenting students with varied examples to foster the development of geometric thinking.


Collections: