A correlação entre o tipo de processo seletivo e o número de matrículas na educação especial inclusiva da educação básica

Brito, Jordano Francesco Gagno de (2023)

tcc

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a correlação entre o tipo de processo seletivo utilizado nos campi do Ifes e seu impacto na quantidade de alunos do público-alvo da Educação Especial que ingressam na Educação Básica. A partir da aquisição dos Microdados do Censo Escolar da Educação Básica, da aplicação de filtros de datas, segmentos e grupos de alunos a seres estudados, da organização dos dados em tabelas e gráficos, além da realização do cálculo e análise da correlação linear dos 22 campi do Ifes ao longo dos últimos 10 anos, os resultados encontrados na pesquisa apontam correlação linear forte e positiva. No entanto, essa associação não é uniforme em todos os campi, pois a análise individual de cada um deles revela coeficientes de correlação bastante variados. Além disso, o estudo mostra que os valores da correlação linear são diferentes de acordo com o tipo de processo seletivo analisado. Essa constatação pode contribuir para o desenvolvimento de medidas que promovam um processo seletivo mais justo, destacando a necessidade de adaptação e oferecendo oportunidades aos alunos com deficiência. Além disso, pode estimular a capacitação dos professores e a preparação das escolas para receber esses alunos, bem como o desenvolvimento de outras pesquisas referentes à análise de correlações em indicadores escolares, além de outros estudos sobre a influência do processo seletivo no quantitativo de matrículas de determinados grupos de alunos.


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