Show simple item record

Educação financeira no ensino médio : análise de livros didáticos aprovados no Plano Nacional de Livros Didáticos

dc.contributor.advisorChaves, Rodolfo
dc.contributor.authorSilva, Vinicius Barreto
dc.date.accessioned2023-12-26T12:14:06Z
dc.date.available2023-12-26T12:14:06Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Vinicius Barreto. Educação financeira no ensino médio: análise de livros didáticos aprovados no Plano Nacional de Livros Didáticos. 2023. 36 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espirito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4116
dc.description.abstractRESUMO: Esse trabalho apresenta uma análise sobre o tema Educação Matemática Financeira em uma coleção de livros didáticos de matemática, presente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do ensino médio em escolas do ensino público estadual. Esta pesquisa visa analisar se as tarefas dos livros trazem contextos diversos relacionados ao tema que proporcione reflexões sobre a Educação Financeira e se levam o aluno a ter pensamento crítico frente a tomada de decisões na vida cotidiana. As tarefas propostas nos livros que possuem relação com a temática foram quantificadas e classificadas de acordo com os ambientes de aprendizagem propostos por Ole Skovsmose e se as tarefas analisadas se enquadram nos eixos norteadores do currículo proposto pela proposta de Educação Financeira Escolar, preconizadas pelos educadores matemáticos Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell. A pesquisa mostra que a maioria das tarefas que se relacionam de alguma forma com o tema Educação Financeira escolar é pautada no paradigma do exercício e faz referência à semirrealidade. Apesar de encontrarmos alguma tarefa abordando as oportunidades, os riscos e as armadilhas na gestão do dinheiro numa sociedade de consumo, observamos que a maior parte das questões ainda reforça um foco em finanças pessoal e familiar e nas noções de finanças e economia, o que limita discussões ou direcionamento para uma investigação por parte do aluno em outras dimensões como a social e ambiental.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio : análise de livros didáticos aprovados no Plano Nacional de Livros Didáticospt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coAndrade, Allana Matos de
dc.publisher.localVióriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberChaves, Rodolfo
dc.contributor.memberAndrade, Allana Matos de
dc.contributor.memberSilva, Euléssia Costa
dc.contributor.memberDutra, Tiago Magno de Souza


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record