Educação financeira no ensino médio : análise de livros didáticos aprovados no Plano Nacional de Livros Didáticos

Silva, Vinicius Barreto (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esse trabalho apresenta uma análise sobre o tema Educação Matemática Financeira em uma coleção de livros didáticos de matemática, presente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do ensino médio em escolas do ensino público estadual. Esta pesquisa visa analisar se as tarefas dos livros trazem contextos diversos relacionados ao tema que proporcione reflexões sobre a Educação Financeira e se levam o aluno a ter pensamento crítico frente a tomada de decisões na vida cotidiana. As tarefas propostas nos livros que possuem relação com a temática foram quantificadas e classificadas de acordo com os ambientes de aprendizagem propostos por Ole Skovsmose e se as tarefas analisadas se enquadram nos eixos norteadores do currículo proposto pela proposta de Educação Financeira Escolar, preconizadas pelos educadores matemáticos Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell. A pesquisa mostra que a maioria das tarefas que se relacionam de alguma forma com o tema Educação Financeira escolar é pautada no paradigma do exercício e faz referência à semirrealidade. Apesar de encontrarmos alguma tarefa abordando as oportunidades, os riscos e as armadilhas na gestão do dinheiro numa sociedade de consumo, observamos que a maior parte das questões ainda reforça um foco em finanças pessoal e familiar e nas noções de finanças e economia, o que limita discussões ou direcionamento para uma investigação por parte do aluno em outras dimensões como a social e ambiental.


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