Show simple item record

Utilização do modelo TPACK no desenvolvimento de propostas pedagógicas para a disciplina de Arte na educação profissional e tecnológica

dc.contributor.advisorCampos, Andromeda Goretti de Menezes
dc.contributor.authorDutra, Mariany Alves Nobre
dc.date.accessioned2023-12-22T20:01:43Z
dc.date.available2023-12-22T20:01:43Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationDUTRA, Mariany Alves Nobre. Utilização do modelo TPACK no desenvolvimento de propostas pedagógicas para a disciplina de Arte na educação profissional e tecnológica. 2023. 57 folhas. Monografia (Pós-Graduação lato sensu em práticas pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4112
dc.description.abstractEste trabalho final de curso tem por objetivo descrever propostas de práticas peda-gógicas para o ensino de Arte, integrando tecnologias educacionais digitais e meto-dologias ativas ao processo ensino-aprendizagem, utilizando o modelo Technologi-cal Pedagogical Content Knowledge Framework (TPACK). A utilização do modelo TPACK contribui com relevância na educação, por compor a integração entre os conhecimentos: tecnológico, pedagógico e do conteúdo. Para distender a pesquisa, foi realizada uma investigação sobre os diferentes tipos de metodologias ativas que poderão ser e são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Arte. Também, foi analisado como a tecnologia vêm sendo implementada no ensino da Arte. A análise se baseou em uma entrevista online via questionário google forms com alguns professores de Arte da rede públi-ca (municipal e estadual) atuantes em escolas da grande Vitória-ES, a fim de identi-ficar possíveis hiatos existentes na aplicação dos conteúdos, considerando os con-textos onde estão inseridos. Com base nos resultados, a maioria dos professores entrevistados declararam possuir dificuldades para incluir o uso das tecnologias educacionais em seus conteúdos de Arte. Após o levantamento dessas lacunas, foi escolhido um conteúdo de relevância da disciplina, sobre “Arte e comunicação” com base na ementa do curso técnico em Portos, ofertado pelo Ifes, a fim de desenvolver propostas pedagógicas utilizando tecnologias educacionais. Como resultado e con-tribuição da minha pesquisa na educação para o ensino da Arte, foram desenvolvi-das propostas pedagógicas, considerando o framework TPACK.pt_BR
dc.description.abstractThis course final work aims to describe proposals for pedagogical practices for teaching Art, integrating digital educational technologies and active methodologies to the teaching-learning process, using the Technological Pedagogical Content Knowledge Framework (TPACK) model. The use of the TPACK model contributes with relevance in education, as it composes the integration between technological, pedagogical and content knowledge. To extend the research, an investigation was carried out on the different types of active methodologies that could be and are used in the teaching and learning process in the discipline of Art. Also, it was analyzed how technology has been implemented in art teaching. The analysis was based on an online interview via google forms questionnaire with some art teachers from the public network (municipal and state) working in schools in greater Vitória-ES, in order to identify possible gaps in the application of the contents, considering the contexts where are inserted. Based on the results, most of the teachers interviewed declared having difficulties to include the use of educational technologies in their art content. After surveying these gaps, relevant content for the discipline was chosen, on “art and communication” based on the technical course syllabus in Portos, offered by Ifes, in order to develop pedagogical proposals using educational technologies. As a result and contribution of my research in education for art teaching, pedagogical proposals were developed, considering the TPACK framework.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectTPACKpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleUtilização do modelo TPACK no desenvolvimento de propostas pedagógicas para a disciplina de Arte na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1973691273575100pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas pedagógicas para educação profissional e tecnológica
dc.contributor.memberPrado, Ramom Teodoro do
dc.contributor.memberVentorim, Diego do Prado


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record