O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
tcc
A Nanotecnologia é um campo do conhecimento científico que vem modificando significativamente o desenvolvimento de novas tecnologias, meios de produção e materiais. Muitas inovações nanotecnológicas estão presentes em produtos do cotidiano. Entretanto, a temática é pouco abordada nos documentos norteadores da educação básica, fazendo com que este conhecimento não chegue à sala de aula. Desta maneira, o seguinte trabalho tem como objetivo verificar a utilização da nanotecnologia no ensino das funções orgânicas (Hidrocarbonetos, álcoois, éteres, ácidos carboxílicos, ésteres, aldeídos,cetonas, amina e amida). Para alcançar o objetivo da pesquisa, uma sequência didática foi elaborada com o intuito de compreender a contribuição que a nanotecnologia pode oferecer ao ensino de química orgânica. Os sujeitos participantes foram discentes da terceira série do ensino médio regular de uma escola pública de Vila Velha, ES. A análise dos resultados, apontam que a nanotecnologia possui um potencial interdisciplinar entre as disciplinas Química, Física e Biologia, ainda pouco explorado em sala de aula. Além da interdisciplinaridade, a nanotecnologia permite que o ensino de química ocorra de forma mais contextualizada, fazendo com que a aprendizagem dos alunos sobre funções orgânicas vá além da classificação e identificação. Possibilita trabalhar temas complexos envolvendo o desenvolvimento tecnológico, fatores socioeconômicos e questões ambientais, contribuindo para a formação crítica dos alunos. Compreende-se que a nanotecnologia representa uma área crucial no cenário brasileiro e, portanto, sua inclusão na formação básica dos alunos é imprescindível. Ao ser empregada no ensino de química, a nanotecnologia oferece oportunidades para abordagens inovadoras. No entanto, é crucial disponibilizar orientações específicas para garantir sua eficaz aplicação em sala de aula.
Nanotechnology is a field of scientific knowledge that has significantly altered the development of new technologies, production methods, and materials. Many nanotechnological innovations are present in everyday products. However, this subject is scarcely addressed in the guiding documents of basic education, preventing this knowledge from reaching the classroom. Thus, the present work aims to investigate the use of nanotechnology in teaching organic functions (hydrocarbons, alcohols, ethers, carboxylic acids, esters, aldehydes, ketones, amines, and amides). To achieve the research objective, a didactic sequence was developed to understand the contribution that nanotechnology can offer to the teaching of organic chemistry. The participants were students in the third year of regular high school at a public school in Vila Velha, ES. The analysis of the results indicates that nanotechnology holds interdisciplinary potential among the Chemistry, Physics, and Biology disciplines, yet it remains underexplored in the classroom. In addition to interdisciplinary connections, nanotechnology allows chemistry education to occur in a more contextualized manner, expanding students' learning about organic functions beyond mere classification and identification. It enables the exploration of complex topics involving technological development, socioeconomic factors, and environmental issues, contributing to students' critical thinking skills. It is understood that nanotechnology represents a crucial area in the Brazilian context, and its inclusion in basic education is essential. When used in chemistry education, nanotechnology offers opportunities for innovative approaches. However, providing specific guidelines is critical to ensuring its effective application in the classroom.
Redes Sociais