INTEGRANDO CONCEITOS DA TABELA PERIÓDICA E ALIMENTAÇÃO NUMA PROPOSTA DE UEPS

Silva, Lessandro Marchesi da (2023)

dissertacao_mestrado

Ensinar ciências e em particular química aos estudantes da Educação Básica tem sido um desafio para os professores, pois ainda persistem práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, o que contribui para a desmotivação dos estudantes. O uso de novas metodologias, assim como materiais contextualizados, apresentam-se como uma alternativa, auxiliando a transposição entre os conceitos químicos e o cotidiano dos estudantes. Este trabalho apresenta a elaboração de um produto educacional, no formato Guia Didático, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional-PROFQUI, IFES-Vila Velha. A proposta está baseada no estudo contextualizado da tabela periódica, a partir da temática alimentação, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de química e biologia. Este trabalho apresenta uma proposta aplicável de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e está fundamentada nas premissas da aprendizagem significativa concebida por David Ausubel e da aprendizagem cooperativa desenvolvida por David Johnson e Roger Johnson. Espera-se com este trabalho, que a UEPS seja disponibilizada a professores de Química, preferencialmente da 1ª série do ensino médio, e, que seja utilizada de maneira pedagogicamente intencional, podendo ser adaptada a realidade de cada turma e escola, buscando favorecer uma aprendizagem mais significativa, participante e prazerosa com o intuito de melhorar o desempenho didático dos educandos.

Teaching science and, in particular, chemistry to Basic Education students has been a challenge for teachers, as traditional and out-of-context pedagogical practices still persist, which contributes to students' demotivation. The use of new methodologies, as well as contextualized materials, are presented as an alternative, helping the transposition between chemical concepts and the daily life of students. This work presents the elaboration of an educational product, in the Didactic Guide format, developed in the Professional Master's Program in Chemistry in National Network- PROFQUI, IFES-Vila Velha. The proposal is based on the contextualized study of the periodic table, based on the theme of food, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of chemistry and biology. This work presents an applicable proposal for a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) and is based on the premises of meaningful learning conceived by David Ausubel and cooperative learning developed by David Johnson and Roger Johnson. It is expected with this work, that the UEPS will be made available to Chemistry teachers, preferably from the 1st grade of high school, and that it will be used in a pedagogically intentional way, being able to adapt it to the reality of each class and school, seeking to favor a learning more meaningful, participative and pleasurable in order to improve the didactic performance of students.


Collections: