Conjunturas da pandemia de covid-19: desafios e potencialidades da jornada educacional docente e de gestão escolar na educação infantil
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Pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida popularmente, por Pandemia de COVID-19, que em sua virtude, tornaram-se eminentes às mudanças de todo o cenário global, incluindo o eixo educacional. Assim, com às consequentes medidas preventivas de isolamento e distanciamento social, sob a ótica das quarentenas, às instituições de ensino regular públicas e privadas pertencentes a Etapa da Educação Básica, aqui especificamente da Educação Infantil viram-se surpreendidas a fim de não estagnar diante desse novo desafio. Dessa maneira, algumas inquietudes oportunizaram pensar que se tornou indispensável analisar e refletir os possíveis desafios e potencialidades expressos principalmente pelos educadores e gestores da Educação Infantil. Mediante a estes fatores, buscou-se responder as questões problema dessa investigação: como sucedeu a jornada educacional docente e da equipe gestora do segmento da Educação Infantil no período pandêmico? Se continuaram a exercer o papel principal de defender o ensino-aprendizagem dos estudantes por meio da concepção que vincula a arte de educar e cuidar. Para isso estabeleceu-se como objetivo geral verificar para compreender como sucedeu-se a Jornada Educacional Docente e de Gestão na Pandemia de COVID-19, na etapa da Educação Infantil, durante e depois dos desafios que não se mantiveram ocultos neste período de muitas incertezas. Para atender a esse objetivo geral delineamos os seguintes objetivos específicos: analisar às estratégias de ensino-aprendizagem adotadas por grupos diferentes de educadores, considerando os desafios enfrentados, às habilidades e potencialidades desenvolvidas e/ou aprimoradas durante o período de distanciamento e isolamento social; compreender quais foram as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) implementadas, a partir da participação e conscientização dos professores, alunos, familiares, estagiários e demais funcionários da área; conhecer quais os recursos e tecnologias foram utilizados para adaptação das práticas pedagógicas, a fim de contribuir não somente com a aprendizagem dos estudantes e professores, mas com a interação/relação entre a tríade: Escola, Família e Alunos; certificar quais práticas de atendimento, acolhimento e acompanhamento psicoemocionais foram estabelecidas para auxiliar os docentes e gestores nessas novas conjunturas educacionais. Para tanto, adotou-se como procedimento de pesquisa, o método do Estudo de Caso, fundamentado pelo reagrupamento dos dados coletados, por meio de formulários aplicados aos educadores e equipe diretiva/pedagógica, com o propósito de potencializar às discussões. Nesta descoberta e/ou redescoberta de diferentes mundos e rotinas vivenciadas a partir da pandemia, as crianças expuseram online, por meio das rodas de conversas e brincadeiras dirigidas ou não, suas opiniões e organizaram “teorias” apontando a funcionalidade e utilidade para a sua vida, o que demandava de toda equipe escolar, análises e reflexões de cunho democrático e de acolhimento às diversidades e adversidades, características estas, que aproximou-nos dos variados contextos socioeducativos, das concepções sobre a própria criança, a infância, o brincar, o aprender, as relações, a Educação em seu contexto mais profundo.
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