Turistando na cidade de Vitória e educando para as relações étinico-raciais

Falqueto, Dayara Vaz (2023)

tcc

A presente pesquisa acredita que a educação é, por excelência, um instrumento de transformação social que influi certeiramente sob os processos de formação e conscientização de identidades raciais. Deste modo, a proposta pedagógica aqui descrita, serve-se de uma pedagogia de combate ao racismo e a discriminação e busca contribuir com o processo de construção de novos imaginários e manifestações a respeito do povo negro capixaba, valendo se da apropriação de recortes do espaço geográfico da cidade de Vitória. Nesta perspectiva, ela ampara-se na Lei 10.639/2003, que regulariza a obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio oficiais, e desenvolve uma proposta pedagógica a ser aplicada ao Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA -, que contribua para educar para as relações étnico-raciais por meio da cidade educadora, no estabelecimento de um roteiro turístico étnico-racial na cidade de Vitória. A pesquisa foi realizada com base em análise bibliográfica e documental e a sequência didática sob a óptica de um estudo de caso, utilizando-se de metodologias ativas de ensino aprendizagem, centradas no protagonismo dos discentes, que possibilitaram a construção de um roteiro turístico virtual para educação das relações étnico-raciais.

This research believes that education is, for excellence, an instrument of social transformation that certainly influences the processes of formation and awareness of racial identities. In this way, the pedagogical proposal described here uses a pedagogy to combat racism and discrimination and seeks to contribute to the process of building new imaginaries and manifestations regarding the black people of Espírito Santo, using of excerpts from the geographic space of the city of Vitória. In this perspective, it is supported by Law 10.639/2003, which regularizes the mandatory teaching of Afro-Brazilian History and Culture in official elementary and high school establishments, and develops a pedagogical proposal to be applied to the Technical Course in Integrated High School Tourism in the form of Youth and Adult Education - EJA -, which contributes to educating for ethnic-racial relations through the educating city, in the establishment of an ethnic-racial tourist itinerary in the city of Vitória. The research was carried out based on bibliographical and documentary analysis and the didactic sequence from the perspective of a case study, using active teaching-learning methodologies, centered on the protagonism of the students, which enabled the construction of a virtual tourist itinerary for education of ethnic-racial relations.


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