Show simple item record

Potencialidades da leitura literária no contexto da alfabetização escolar

dc.contributor.advisorMartins, Murilo Góes
dc.contributor.authorLacerda, Letícia Venturini
dc.date.accessioned2023-12-21T19:45:02Z
dc.date.available2023-12-21T19:45:02Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLACERDA, Letícia Venturini. Potencialidades da leitura literária no contexto da alfabetização escolar. 2023. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4089
dc.description.abstractRESUMO: Tendo em vista as complexidades relacionadas à apropriação dos conhecimentos das habilidades de leitura e de escrita fundamentais à formação sociocultural de indivíduos circunscritos em comunidades letradas, a presente pesquisa procura validar o potencial educativo da leitura literária na escola a partir de prática que favoreça reflexões capazes de colaborar com a alfabetização de crianças na contemporaneidade. Para viabilizar essa investigação resultante da conexão entre estudos de caráter bibliográfico associados à proposta de intervenção participante, foram revisadas prerrogativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA) em analogia às considerações teóricas de Mortatti (2006) relativas ao histórico da alfabetização no Brasil. Por meio de análise de conteúdo, verificou-se correlação entre os estudos de Vygotsky (1988), Zilberman (2003), Smolka (1988) e Gontijo (2005) a fim de fundamentar a estruturação e a análise de proposta didática aplicada para uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I de escola pública da rede municipal de Vila Velha, no Espírito Santo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Given the complexities related to the acquisition of fundamental reading and writing skills essential for the socio-cultural development of individuals within literate communities, this research seeks to validate the educational potential of literary reading in schools through practices that encourage reflections capable of contributing to the literacy of children in contemporary times. To enable this investigation resulting from the connection between bibliographic studies and the proposal of participant intervention, prerequisites of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Política Nacional de Alfabetização (PNA) were reviewed in analogy to the theoretical considerations of Mortatti (2006) regarding the history of literacy in Brazil. Through content analysis, a correlation was found between the studies of Vygotsky (1988), Zilberman (2003), Smolka (1988), and Gontijo (2005) to substantiate the structuring and analysis of a didactic proposal applied to a 1st-grade class in the Elementary School I of a public school in the municipal network of Vila Velha, Espírito Santo.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titlePotencialidades da leitura literária no contexto da alfabetização escolarpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0338455678203473pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6771305373048196pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em pedagogia
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberBecalli, Fernanda Zanetti
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2864535413247642pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record