Potencialidades da leitura literária no contexto da alfabetização escolar

Lacerda, Letícia Venturini (2023)

tcc

RESUMO: Tendo em vista as complexidades relacionadas à apropriação dos conhecimentos das habilidades de leitura e de escrita fundamentais à formação sociocultural de indivíduos circunscritos em comunidades letradas, a presente pesquisa procura validar o potencial educativo da leitura literária na escola a partir de prática que favoreça reflexões capazes de colaborar com a alfabetização de crianças na contemporaneidade. Para viabilizar essa investigação resultante da conexão entre estudos de caráter bibliográfico associados à proposta de intervenção participante, foram revisadas prerrogativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA) em analogia às considerações teóricas de Mortatti (2006) relativas ao histórico da alfabetização no Brasil. Por meio de análise de conteúdo, verificou-se correlação entre os estudos de Vygotsky (1988), Zilberman (2003), Smolka (1988) e Gontijo (2005) a fim de fundamentar a estruturação e a análise de proposta didática aplicada para uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I de escola pública da rede municipal de Vila Velha, no Espírito Santo.

ABSTRACT: Given the complexities related to the acquisition of fundamental reading and writing skills essential for the socio-cultural development of individuals within literate communities, this research seeks to validate the educational potential of literary reading in schools through practices that encourage reflections capable of contributing to the literacy of children in contemporary times. To enable this investigation resulting from the connection between bibliographic studies and the proposal of participant intervention, prerequisites of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Política Nacional de Alfabetização (PNA) were reviewed in analogy to the theoretical considerations of Mortatti (2006) regarding the history of literacy in Brazil. Through content analysis, a correlation was found between the studies of Vygotsky (1988), Zilberman (2003), Smolka (1988), and Gontijo (2005) to substantiate the structuring and analysis of a didactic proposal applied to a 1st-grade class in the Elementary School I of a public school in the municipal network of Vila Velha, Espírito Santo.


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