Gestão escolar democrática e participativa: um processo de aprendizado coletivo

Cruz, Sivaldo Rosa da (2023)

tcc

Este trabalho é o resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2012), Luck (2007), Freire (1998), Sander (2007), Andrade (2015) e Paro (2000) teve como objetivo geral compreender como a Gestão Escolar pode contribuir coletivamente para a participação da família no contexto escolar para que o seu trabalho seja efetivamente democrático e participativo. Metodologicamente desenvolveu-se um estudo bibliográfico de método qualitativo e com os objetivos exploratórios. Este estudo é dividido em cinco capítulos. O primeiro é o memorial do pesquisador, o segundo capítulo é organizado o Referencial Teórico sobre a Gestão Escolar, já no terceiro, realizou-se o delineamento do percurso metodológico que subsidiou a pesquisa, detalhando a temática pesquisada, os descritores utilizados na busca pelas produções acadêmicas, bem como os portais de busca pesquisados. O quarto capítulo destina-se à revisão de literatura onde é feito um recorte de produções acadêmicas realizadas no período de seis anos. No quinto e último capítulo esta o registro da construção coletiva da participação da família na escola, bem como sua importância no contexto escolar e como a gestão pode envolver de forma participativa a família em suas ações em busca de uma educação de qualidade e com equidade. Os resultados da pesquisa apontam que são muitos os desafios na construção de uma participação coletiva das famílias, porém quando família e escola estão abertas ao diálogo, a atitudes opositoras cedem espaço à parceria concreta de uma gestão democrática e participativa.

This Manography Work presents a bibliographical research using a qualitative method and with exploratory objectives. Where a little about the history of Democratic School Administration and Management will be talked about. Where in the mid-1930s School Administration and its production method predominated in a rigid system in which education finds itself. In the steps that Democratic Management emerged with the new Constitution for a more democratic country and a more open school with shared management and family participation in this environment. At this point of investigation, understand the importance of family participation in school and seek to improve the quality of teaching. This work is divided into five parts. The first is the researcher's memorial and the second chapter is organized the Theoretical Reference on School Management, with the following authors: Libâneo (2012), Luck (2007), Feire (1998), Sander (2007), Andrade (20015) and I stop researching, detailing the topic researched, the descriptors used in the search for academic productions, with the search portals researched. The fourth chapter is the literature review where a selection of academic productions made over a period of six years is made by the writers: Rita de Kássia, Candido, Sandra Venusia Chagas Oliveira. The fifth and final chapter highlights the history of the term family and the importance of its participation in the school context and how school management can involve the family in a participatory way at school in search of quality and equitable education.


Collections: