Desenvolvimento de uma plataforma gamificada para auxiliar alunos no ensino de um novo idioma

Lima, Diogo Oliveira de (2023-12-13)

tcc

RESUMO: No contexto do ensino de idiomas, professores são desafiados a motivar seus alunos a adquirir conhecimento e a praticar o que foi aprendido. O presente trabalho visa analisar soluções gamificadas existentes no ensino de idiomas e técnicas de gamificação, para oferecer uma ferramenta de ensino que possibilite maior motivação dos estudantes no processo de aprendizagem de idiomas. Foi então desenvolvido uma plataforma web gamificada juntamente com sua documentação. Além disso, foi aplicado um formulário para definir o perfil de jogador dos usuários, possibilitando a melhor escolha das técnicas de gamificação. Por fim, foi aplicado um formulário utilizando a metodologia SUS para validação da plataforma junto a alunos do curso superior de Sistemas de Informação.

ABSTRACT: In the context of language teaching, teachers are challenged to motivate their students to acquire knowledge and practice what has been learned. The present work aims to analyze existing gamified solutions in language teaching and gamification techniques, to offer a teaching tool that enables greater student motivation in the language learning process. A gamified web platform was then developed along with its documentation. Fur- thermore, a form was applied to define the users’ player profile, enabling the best choice of gamification techniques. Finally, a form was applied using the SUS methodology to validate the platform with Information Systems students.


Collections: