Show simple item record

Avaliação de Produtos Baseada em Análise de Sentimentos Aplicada a Postagens Textuais em Redes Sociais

dc.contributor.advisorBernardo, Ricardo Maroquio
dc.contributor.authorSoares, William Desteffani
dc.date.accessioned2023-12-21T13:08:25Z
dc.date.available2023-12-21T13:08:25Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.citationSOARES, William Desteffani. Avaliação de Produtos Baseada em Análise de Sentimentos Aplicada a Postagens Textuais em Redes Sociais. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4073
dc.description.abstractRESUMO: A análise de sentimentos tem sido utilizada em uma variedade de aplicações, incluindo a análise do impacto de eventos em redes sociais online (OSNs) e o resumo da opinião pública sobre produtos e marcas em discussões nesses sistemas. Esse recurso ensina os computadores a reconhecer a emoção humana presente em diferentes tipos de texto, porém, o maior desafio é equilibrar simplicidade e precisão. Os métodos variam desde o uso de listas de palavras relacionadas à emoção até o aprendizado profundo e técnicas como incorporação de palavras, redes neurais e mecanismos de atenção. Ao longo dos últimos anos, a análise de sentimentos tem sido usada em um número crescente de aplicações, portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar e classificar emoções expressadas em textos, mensagens ou discursos de feedback público sobre marcas e produtos registrados em redes sociais, a fim de auxiliar empresas, especialmente aquelas do setor de e-commerce, a proporcionar melhores estratégias de vendas, bem como facilitar a tomada de decisões pelos consumidores antes de efetuarem compras, e, também oferecer às fabricantes a oportunidade de identificar tendências de mercado e fabricar produtos personalizados de acordo com as demandas identificadas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Sentiment analysis has been employed in a variety of applications, including assessing the impact of events on online social networks (OSNs) and summarizing public opinion on products and brands within these systems. This feature teaches computers to recognize human emotion present in different types of text, but the major challenge is striking a balance between simplicity and accuracy. Methods range from using lists of emotion-related words to deep learning and techniques such as word embedding, neural networks, and attention mechanisms. Over the past few years, sentiment analysis has been utilized in a growing number of applications. Thus, this paper aims to identify and classify emotions expressed in texts, messages, or public feedback speeches about brands and products recorded on social networks. Its purpose is to assist businesses, especially those in the e-commerce sector, in providing better sales strategies and facilitating consumer decision-making before making purchases. Additionally, it aims to offer manufacturers the opportunity to identify market trends and manufacture customized products according to identified demands.pt_BR
dc.format.extent116 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectLinguagem de programação - computadorespt_BR
dc.subjectAprendizado por computadorpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.titleAvaliação de Produtos Baseada em Análise de Sentimentos Aplicada a Postagens Textuais em Redes Sociaispt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6140570979422695pt_BR
ifes.course.undergraduateSistemas de Informação
dc.contributor.memberSantos, Rafael Vargas Mesquita Dos
dc.contributor.memberOliveira, Susana Brunoro Costa de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6616283627544820pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6150268712817057pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1988-489Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record