Desenvolvimento de uma solução com gamificação para estudos de engenharia de requisitos
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RESUMO: A engenharia de requisitos é considerada um dos maiores desafios no processo de desenvolvimento de software. Muitos desenvolvedores priorizam a codificação de seus programas e acabam negligenciando a realização das demandas necessárias para sua produtividade. A engenharia de requisitos está associada à aquisição e aplicação de conhecimento para criar, melhorar e implementar sistemas de informação. Neste cenário, o presente trabalho direcionou seus esforços para o desenvolvimento do EngReq Learn, uma plataforma que integra a gamificação no ensino de Engenharia de Requisitos, visando auxiliar e potencializar o processo de aprendizagem dos alunos nesta área crucial. As questões utilizadas na plataforma EngReq Learn foram selecionadas do livro de Engenharia de Software de Ian Sommerville, bem como do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), garantindo uma abordagem educacional abrangente e alinhada com os padrões acadêmicos atuais. Para avaliar a eficácia e a aceitação do EngReq Learn, foi elaborado um formulário baseado na metodologia do Sistema de Usabilidade SUS. Este formulário foi aplicado à turma de Análise de Sistemas do curso de Sistemas de Informação do IFES de Cachoeiro de Itapemirim. Por fim foi elaborado um formulário para validar o objeto de aprendizagem desenvolvido, utilizando a metodologia SUS. O mesmo foi aplicado à turma de análise de sistemas do curso de sistemas de informação do IFES de Cachoeiro de Itapemirim. Na avaliação, o plataforma obteve uma nota de 84,2.
ABSTRACT: Requirements engineering is considered one of the biggest challenges in the software development process. Many developers prioritize the coding of their programs and end up neglecting the fulfillment of necessary demands for their productivity. Requirements engineering is associated with the acquisition and application of knowledge to create, improve, and implement information systems. In this scenario, this work directed its efforts towards the development of EngReq Learn, a platform that integrates gamification in the teaching of Requirements Engineering, aiming to assist and enhance the learning process of students in this crucial area. The questions used on the EngReq Learn platform were selected from Ian Sommerville's Software Engineering book, as well as from the National Student Performance Exam (ENADE), ensuring a comprehensive educational approach aligned with current academic standards. To evaluate the effectiveness and acceptance of EngReq Learn, a form based on the SUS Usability System methodology was developed. This form was applied to the Systems Analysis class of the Information Systems course at IFES in Cachoeiro de Itapemirim. Finally, a form was developed to validate the learning object created, using the SUS methodology. It was also applied to the Systems Analysis class of the Information Systems course at IFES in Cachoeiro de Itapemirim. In the evaluation, the platform received a score of 84.2.
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