Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
tcc
RESUMO: No que se refere ao ensino e aprendizagem da matemática, faz-se necessário pensar em recursos didáticos que explorem a Matemática por meio de tecnologias digitais e que atendam de maneira inclusiva a todos, especialmente as pessoas com deficiência. O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento sobre o que se tem pesquisado sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da matemática dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apontar quais foram os resultados obtidos pelos autores desses estudos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com foco no procedimento da Revisão Sistemática da Literatura, onde fez-se uma busca por artigos científicos em seis bases (WorldCat, Scopus, Science Direct, Scielo, ERIC e Web of Science), nos últimos cinco anos, abarcando a temática Tecnologia Digital, Autismo e Educação Matemática. Recuperou-se cinco artigos, sendo três do Brasil e dois de Portugal. Embora tenha - se percebido um tímido crescimento de interesse a partir de 2022, notou-se que há uma escassez no número de publicações relacionadas a temática. Considerando que a tecnologia digital tem desempenhado um papel fundamental na exploração de métodos e ferramentas inovadoras para apoiar o ensino e aprendizado, os resultados deste estudo apontam que há um vasto campo de investigação em relação ao uso de tecnologias assistivas digitais na educação de estudantes autistas.
ABSTRACT: With regard to the teaching and learning of mathematics, it is necessary to think of didactic resources that explore mathematics through digital technologies and that serve everyone in an inclusive way, especially people with disabilities. The objective of this study was to survey what has been researched about the use of digital technologies in the teaching and learning process of mathematics of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and to point out the results obtained by the authors of these studies. This is a qualitative research, focusing on the procedure of the Systematic Review of the Literature, where a search for scientific articles was carried out in six databases (WorldCat, Scopus, Science Direct, Scielo, ERIC and Web of Science), in the last five years, covering the theme Digital Technology, Autism and Mathematics Education. Five articles were retrieved, three from Brazil and two from Portugal. Although a timid growth in interest has been noticed since 2022, it has been noted that there is a shortage in the number of publications related to the theme. Considering that digital technology has played a key role in exploring innovative methods and tools to support teaching and learning, the results of this study indicate that there is a vast field of investigation in relation to the use of digital assistive technologies in the education of autistic students.
Redes Sociais