Permanência e êxito das estudantes-mães no ensino superior
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O presente trabalho buscou analisar os dilemas que as estudantes-mães das licenciaturas do Ifes Campus Itapina enfrentam para conciliar a maternidade com os estudos acadêmicos. Para compreender os desafios vivenciados para a permanência e êxito das estudantes-mães no Ensino Superior, foram traçados os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil das mães universitárias do Ifes Campus Itapina; identificar as principais demandas provenientes das estudantes-mães que exercem a maternidade durante o período em que cursam a graduação e descrever quais são as Políticas de Assistência Estudantil do Ifes Campus Itapina, destacando as políticas voltadas para estudantes-mães. Assim, para concretizar os objetivos propostos e responder às perguntas norteadoras desta pesquisa, fez-se necessário lançar mão de uma pesquisa bibliográfica e, também, de recorrer à observação participante. Para tanto, a base teórica deste estudo foi composta por Hooks (2013), Alves (2019), Costa (2021), Garcia (2015), Souza (2022), Brum (2022), Gil (2007), Freire (1996), Gomes (2020). Neste estudo, partimos da hipótese de que uma estudante-mãe não consegue permanecer na escola se não tiver uma rede de apoio e assistência estudantil. Os principais resultados encontrados mostram uma semelhança entre as situações que trazem incômodo para as estudantes-mães. Nota-se que, além dos estudos e dos cuidados maternos, a maioria das entrevistadas são responsáveis por uma alta carga de serviços domésticos, o que contribui para o esgotamento físico e mental dessas mulheres. Também observamos a falta de assistência estudantil especifica para estudantes-mães.
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