Análise do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental II e o ensino médio a respeito da classe insecta
tcc
No planeta terra, há uma grande variedade de biodiversidade, constituída pelas mais diversas formas de vida, onde a classe insecta é um exemplo dessas formas de vida, sendo a função que ela estabelece, extremamente importante para a manutenção da vida. Porém, apesar da extrema importância, ainda prevalece nos seres humanos, ideias negativas sobre os mesmos. Sendo assim, a escola tem o papel de educar uma sociedade inteira, sendo a base de todo conhecimento. Com isso, torna-se o objetivo deste estudo a análise do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, a respeito da classe insecta, identificando habiliddes de reconhecimento da importância desses organismos para o equilíbrio do ecossistema terrestre, como também conhecer suas características básicas e diversidade no planeta terra. A análise através de metodologias lúdicas, que estimule o senso crítico e sejam reflexivas e investigativas, através de aulas práticas e o uso da gamificação. Inicialmente será aplicado uma atividade para analisar o nível de conhecimento do público alvo desta pesquisa, depois será realizado aulas práticas com coletas, classificação e observação dos insetos e por fim, depois de todo o conteúdo abordado, os alunos faram uma avaliação, através da plataforma Kahoot e uma prova prática. Os dados coletados serão analisados a partir de uma abordagem qualitativa, com gráficos e figuras. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que o conhecimento prévio dos alunos sobre a classe insecta não estavam defasados, onde a maioria dos alunos souberam responder corretamente as perguntas das atividades iniciais, porém quando foi perguntado na opnião deles os insetos eram benéficos ou maléficos, a maioria respodeu que eram maléficos, possuem o estereótipo de que os insetos não são animais do bem. Podemos concluir, que aulas com metodologias interatiras, com o uso da gamificação e aulas práticas, permitindo o maior interesse dos alunos, no assunto que está sendo abordado, fixando melhor, obtento melhores resultados na avaliação final.
Redes Sociais