Análise real para educação básica: passos iniciais
tcc
RESUMO: Os autores fizeram propostas de aula para ensinar a sentença 0,9999⋯=1 e as avaliaram a partir do referencial teórico sobre saberes docentes, matemática científica e matemática escolar. Um dos principais pontos analisados foi a articulação entre a matemática científica e a matemática escolar numa disciplina de Análise Real para Licenciatura em matemática, com vistas a favorecer a formação do profissional que ensinará essa sentença na escola básica. O objetivo principal deste trabalho é a narrativa do percurso dos autores para fazer essa avaliação e, entre as suas principais conclusões, está a que fornece um enfoque para se trabalhar esse conteúdo na disciplina de Análise. O trabalho usou metodologia qualitativa para avaliar as propostas de aula.
ABSTRACT: The authors made lesson proposals to teach the sentence 0.9999⋯=1 and evaluated them based on the theoretical framework on teaching knowledge, scientific mathematics and school mathematics. One of the main points analyzed was the articulation between scientific mathematics and school mathematics in a Real Analysis subject for a degree in mathematics, with a view to promoting the training of the professional who will teach this sentence in elementary school. The main objective of this work is to narrate the authors' journey to make this assessment and, among its main conclusions, is that it provides an approach to working on this content in the subject of Analysis. The work used qualitative methodology to evaluate the lesson proposals.
Redes Sociais