COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE JOVENS MORADORES DE VILA VELHA-ES DURANTE A PRIMEIRA ONDA DE COVID-19 NO BRASIL
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RESUMO: A finalidade deste estudo é identificar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, nos hábitos de compra e consumo de bebidas alcoólicas de jovens adultos, compreender como a pandemia influenciou esse consumo e, por fim, examinar as consequências do consumo excessivo de álcool. Para isto, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre comportamento do consumidor em sua normalidade e durante a pandemia de Covid-19, fatores influenciadores da decisão de compra e o processo de tomada de decisão. Somado a esses esforços foi imprescindível realizar uma pesquisa de campo exploratória com uma amostra não-probabilística e perguntas baseadas na escala Likert utilizando questionários. No total, observou-se 127 pessoas respondentes da cidade de Vila Velha no Espírito Santo, alfabetizadas, consumidoras de bebidas alcoólicas, de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 a 24 anos, com acesso aos canais digitais. Constatou-se indícios que claramente demonstram que a amostra populacional analisada precisou modificar o seu comportamento como consumidor e se adaptar a uma nova realidade marcada por preocupações e distúrbios psicológicos.
ABSTRACT: The purpose of this study is to identify the impacts caused by the new coronavirus pandemic on the purchasing and drinking habits of young adults, understand how the pandemic influenced this consumption and, finally, examine the consequences of excessive alcohol consumption. To this end, a bibliographical research was conducted on consumer behavior in its normality and during the Covid-19 pandemic, factors influencing the purchasing decision and the decision-making process. In addition to these efforts, it was essential to carry out exploratory field research with a non-probabilistic sample and questions based on the Likert scale using questionnaires. In total, 127 respondents were observed from the city of Vila Velha in Espirito Santo, literate consumers of alcoholic beverages, of both sexes, aged between 20 and 24 years old, with access to digital channels. Evidence was found that clearly demonstrates that the population sample analyzed needed to modify its consumer behavior and adapt to a new reality marked by concerns and psychological disorders.
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