Análise do conforto lumínico de salas de aula de uma escola estadual no município de Serra/ES com uso da ferramenta Dialux
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O conforto lumínico em salas de aula é um parâmetro de extrema relevância pois interfere diretamente nas atividades escolares. Entretanto, a incidência direta e excessiva da luz solar pode provocar desconforto devido ao ofuscamento. Este trabalho investiga o comportamento da luz natural e sua influência no conforto lumínico dos ambientes, em salas de aula de uma escola estadual de ensino médio localizada no município de Serra-ES, propondo uma intervenção para o problema de incidência direta. Foram realizadas simulações estáticas no software DIALux evo nas salas de aula cujas janelas são voltadas para o norte, para datas próximas aos solstícios e equinócios. Os resultados mostraram que em alguns períodos do ano a luz solar incide diretamente sobre uma porção do ambiente, contribuindo para o desconforto dos ocupantes. Após aplicada a estratégia de sombreamento com brises, eliminou-se o problema da radiação incidente direta e observouse uma melhora na uniformidade. Conclui-se que é necessário a instalação de algum dispositivo de sombreamento nas janelas da fachada norte com complementação da iluminação natural para adequação do conforto lumínico do ambiente à norma NBR 8995-1.
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