Aplicação do arco de maguerez como ferramenta didática na disciplina de projeto integrador do curso técnico em eletromecânica concomitante do campus Cachoeiro de Itap
tcc
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo utilizando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez na disciplina de Projeto Integrador do Curso Técnico em Eletromecânica do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim. A busca por temas geradores para os estudantes desenvolverem foi focada no ambiente de trabalho de cada um, uma vez que todos os estudantes já estavam inseridos no mercado de trabalho. A quantidade de estudantes que participaram do trabalho foi reduzida devido às consequências dos protocolos de covid-19. Percebeu-se que a utilização de temas geradores baseados na realidade de cada estudante é um grande estímulo para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos pois os estudantes tendem a agir de forma mais crítica quando são orientados a olharem ao seu redor, procurando sempre buscar melhorias para as questões que os permeiam.
Abstract: This work presents a study using the methodology of problematization with the Maguerez Arc in the Integrative Project discipline of the Technical Course in Electromechanics at Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim. The search for generating themes for students to develop was focused on each one's work environment, since all students were already inserted in the job market. The number of students who participated in the work was reduced due to the consequences of covid-19 protocols. It was noticed that the use of generating themes based on the reality of each student is a great stimulus for the development of academic work as students tend to act more critically when they are instructed to look around them, always seeking improvements for their questions that permeate them.
Redes Sociais